Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Aeroporto de Salvador foi eleito o melhor da Copa
conteúdo

Notícias

Aeroporto de Salvador foi eleito o melhor da Copa

Prêmio Boa Viagem, criado pela SAC
publicado: 10/09/2013 18h54, última modificação: 18/08/2017 15h56

Brasília, 10 de setembro de 2013 - O aeroporto de Salvador foi escolhido pelos passageiros como o melhor da Copa das Confederações. O terminal por onde passam uma média de 24,1 mil passageiros por dia venceu a categoria de melhor aeroporto do Prêmio Boa Viagem, criado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) e Embratur  (Instituto Brasileiro de Turismo) para medir a percepção dos passageiros sobre a qualidade da infraestrutura e os serviços dos aeroportos das cidades-sede dos jogos.

Minas Gerais e Rio de Janeiro venceram em outras cinco categorias da premiação. O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, levou quatro troféus: melhores serviços de check-in, restituição de bagagem, controle migratório e aduana. O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, foi escolhido como o melhor na inspeção de segurança (raio-x). Salvador levou ainda o prêmio de melhor ambiente aeroportuário.

Além destes três aeroportos, eleitos pelos passageiros em entrevistas nos terminais, o aeroporto de Brasília ganhou o prêmio de melhor apoio ao turista, em votação realizada pela internet. Os resultados foram anunciados pela SAC e a Embratur nesta terça-feira, 10 de setembro, em cerimônia no Clube da Aeronáutica, em Brasília. “Este prêmio é o reconhecimento da qualidade dos profissionais que trabalham nos nossos aeroportos. Todo esse esforço é para garantir a melhoria dos serviços”, disse o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, após o anúncio dos vencedores.

Metodologia

A escolha dos aeroportos foi feita por 4.084 passageiros durante o período de 10 de junho e 5 de julho, nos seis principais aeroportos das cidades-sede dos jogos. Também entrou na competição do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, por abrigar as principais conexões de voos nacionais e internacionais.
Os passageiros deram notas de 1 a 10 a mais 20 itens qualitativos, agrupados de acordo com as categorias definidas para o Prêmio Boa Viagem. Além dos questionários, os passageiros puderem escolher pela internet o aeroporto com o melhor serviço de apoio ao turista. Para esta categoria, foi computado um total de 19.816 votos.