Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Atendimento presencial aos passageiros
conteúdo

Notícias

Atendimento presencial aos passageiros

Entra em vigor neste sábado, nos aeroportos do país
publicado: 28/10/2011 15h29, última modificação: 28/10/2011 15h29

Empresas deverão implantar guichês para atendimento presencial nos aeroportos em que movimentem mais de 500 mil pessoas por ano

Brasília, 28 de outubro de 2011 - O consumidor que utiliza o transporte aéreo no Brasil ganhará um novo serviço a partir deste sábado, 29/10, data em que terá início a determinação da ANAC para que as empresas disponibilizem atendimento presencial nos aeroportos em que movimentem mais de 500 mil passageiros por ano – além dos já conhecidos atendimentos via internet e telefone.

As novas regras de atendimento ao consumidor, válidas para todas as empresas aéreas regulares nacionais e estrangeiras que operam no Brasil, estão previstas na Resolução nº 196 da ANAC e estabelecem que estruturas para atendimento presencial aos passageiros sejam implantadas em 23 aeroportos brasileiros, por cinco empresas aéreas nacionais e uma estrangeira. (Confira a relação de aeroportos e empresas abaixo).

As empresas aéreas solicitaram que o prazo fosse prorrogado, o que foi negado pela ANAC. Em contrapartida, a Agência promoveu uma série de reuniões com representantes das companhias aéreas para analisar a melhor forma de implantação da medida. Durante o primeiro mês de vigência da resolução, a ANAC monitorará o funcionamento do atendimento presencial para, em dezembro, iniciar efetivamente os processos de fiscalização e eventuais autuações.

A estrutura de atendimento deve ser implantada nos aeroportos separadamente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens, com identificação específica para melhor atendimento do usuário. O atendimento presencial de cada empresa aérea deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso de suas aeronaves. Por meio do atendimento presencial, as empresas devem ser capazes de receber e registrar manifestações de passageiros, tais como reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea, e adotar os procedimentos necessários para a solução imediata do problema, quando possível.

A empresa também deve informar ao passageiro o prazo final para a resposta, que não poderá ser maior que cinco dias úteis, a partir do registro de atendimento, e fornecer ao passageiro um número de protocolo. A ANAC recomenda que esse mesmo número de protocolo, fornecido pela companhia aérea, seja informado, caso haja necessidade em recorrrer à Agência, ao Fale com a ANAC, serviço de atendimento prestado pela ANAC, que continuará sendo realizado normalmente.

Para que a solicitação do passageiro possa ser atendida pelo setor responsável na ANAC, é necessário que o mesmo formule sua dúvida ou queixa nos seguintes canais:
- pela Internet, no endereço: www.anac.gov.br/faleanac
- pelo telefone 0800 725 4445 (todos os dias, 24 horas, inclusive com atendimento em inglês e espanhol)

O passageiro poderá acompanhar pela internet o andamento de sua demanda, por meio de um protocolo que será fornecido no atendimento.

Guichês de atendimento presencial: Relação de aeroportos e empresas

(Atualizado em 14/03/2012)

Local

Aeroporto

Empresa Aérea

Rio de Janeiro

SANTOS DUMONT

AZUL

GOL/VRG

AVIANCA

TAM

Rio de Janeiro

GALEÃO

GOL/VRG LINHAS AEREAS

TAM

WEBJET

São Paulo

GUARULHOS

AZUL

GOL/VRG

TAM

WEBJET

São Paulo

CONGONHAS

GOL/VRG

AVIANCA

TAM

PANTANAL

Campinas

VIRA COPOS

AZUL

TAM

GOL/VRG

Porto Alegre

PORTO ALEGRE

AZUL

GOL/VRG

TAM

WEBJET

Salvador

SALVADOR

AZUL

GOL/VRG

TAM

WEBJET

Belém

BELÉM

GOL/VRG

TAM

Brasília

JUSCELINO KUBITSCHEK

GOL/VRG

TAM

AVIANCA

WEBJET

Belo Horizonte

CONFINS

GOL/VRG

TAM

WEBJET

AZUL

Belo Horizonte

PAMPULHA

TRIP

Curitiba

CURITIBA

GOL/VRG

TAM

WEBJET

AZUL

TRIP

Cuiabá

CUIABÁ

GOL/VRG

TAM

TRIP

Manaus

MANAUS

GOL/VRG

TAM

Florianópolis

FLORIANÓPOLIS

GOL/VRG

TAM

Fortaleza

FORTALEZA

GOL/VRG

TAM

Goiânia

GOIÂNIA

GOL/VRG

TAM

Maceió

MACEIÓ

GOL/VRG

TAM

Natal

NATAL

GOL/VRG

TAM

Recife

RECIFE

GOL/VRG

TAM

Vitória

VITÓRIA

GOL/VRG

TAM

Campo Grande

CAMPO GRANDE

GOL/VRG

Foz do Iguaçu

FOZ DO IGUAÇU

TAM

São Luís

SÃO LUÍS

TAM

Teresina

TERESINA

GOL/VRG

João Pessoa

JOÃO PESSOA

TAM

Porto Seguro

PORTO SEGURO

TAM


Assessoria de Imprensa da ANAC
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br