Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Ação Nacional de Aviação Civil
conteúdo

Notícias

Ação Nacional de Aviação Civil

Palestras, oficinas e seminários em diversas cidades
publicado: 31/05/2011 15h12, última modificação: 08/03/2016 17h31

Palestras, oficinas e seminários em diversas cidades

A ANAC está se aproximando das pessoas que fazem a aviação civil no país. Por meio da Ação Nacional de Aviação Civil — projeto que prevê a realização de palestras, oficinas e seminários em cidades de todas as regiões brasileiras —, a Agência pretende difundir informações e conhecimentos importantes sobre a segurança no transporte aéreo.

Desde maio a  Ação Nacional passou pelas seguintes cidades brasileiras:  Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Belém (Pará), Recife (PE) e São Paulo (SP). Especialistas e técnicos da ANAC apresentaram nesses locais conhecimentos e ferramentas atualizadas sobre a segurança operacional. Durante os eventos — gratuitos e sem inscrição prévia — foram disponibilizados também serviços para o público, como a aplicação de exames teóricos e práticos para a obtenção de licenças. No próximo dia 7/10 é a vez de Cuiabá (MT) receber  a ação itinerante.

A realização de uma ação itinerante em nível nacional visa a garantir maior proximidade entre a Agência Reguladora e seus principais públicos: pilotos, comissários, mecânicos, despachantes de voo, alunos de escolas de aviação civil, proprietários de aeronaves, representantes de empresas aéreas, oficinas, administração aeroportuária e entidades do setor — entre outros. Por meio da Ação Nacional de Aviação Civil, especialistas e técnicos da ANAC querem conhecer de perto as particularidades e os principais desafios enfrentados pelas comunidades de aviação civil em cada uma das regiões do país.

O tema principal da Ação Nacional de Aviação Civil — a segurança operacional — reflete o esforço contínuo da Agência em prol de um transporte aéreo seguro e eficaz. Serão discutidos também durante o evento outros assuntos relacionados à aviação civil, ligados às áreas de aeronavegabilidade, infraestrutura aeroportuária, regulação econômica e capacitação do pessoal da aviação civil.

Eventos debatem assuntos relacionados à aviação civil

Entre os temas que serão apresentados durante o evento, destaca-se o Sistema Decolagem Certa (DCERTA), iniciativa conjunta da ANAC e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Em vigor desde setembro de 2010, o Decolagem Certa vem garantindo maior confiabilidade aos voos realizados no Brasil, por meio da verificação da regularidade de certificados e licenças de aeronaves, tripulações técnicas e aeródromos.

O termo “Segurança operacional” não se resume, porém, a aspectos técnicos. Exemplo disso é o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), sistema padrão utilizado em toda a aviação mundial com foco na área gerencial — outro tema que será enfatizado no evento. Quando bem aplicado, o SGSO é capaz de garantir que o gerenciamento da segurança nas operações tenha a mesma prioridade de processos de negócio pelos provedores de serviços da aviação civil, Escolas de Aviação Civil e Centros de Treinamento aprovados, Operadores de Aeronaves, Empresas de Manutenção Homologadas, Organizações responsáveis pelo desenho/projeto ou fabricação de aeronaves e Aeródromos Certificados.

Com relação à infraestrutura aeroportuária, o evento permitirá a discussão das novas regras para a aprovação de construção e de modificação da infraestrutura aeroportuária e requisitos de resposta à emergências aeroportuárias, valores importantes para a garantia da segurança operacional desse importante componente do sistema. Ainda, uma palestra específica abordará o enfoque ao relacionamento dos aeródromos com a comunidade onde se insere, destacando as principais normas ambientais a serem adotadas para um desenvolvimento harmônico entre a comunidade e o aeródromo. O objetivo é levar os requisitos diretamente aos pequenos e médios operadores de aeródromos, buscando o comprometimento deles com a Segurança Operacional.

Além de difundir conhecimentos e estreitar o relacionamento com os públicos da aviação civil, o evento contribui também para que a expansão do setor aéreo no país seja acompanhada pela difusão cada vez maior de ações voltadas para a segurança das operações aéreas.

Também serão apresentados ao público dicas de segurança importantes para a aviação agrícola e a manutenção de aeronaves; certificação de produtos aeronáuticos; homologação de empresas; certificação de escolas e formação de pessoal para a aviação civil; construção de infraestrutura aeroportuária; informações sobre a prevenção do uso de álcool e drogas na aviação — além de dicas para evitar a fadiga humana na aviação civil.

Veja a seguir o cronograma completo de realização dos Eventos:

Rio de Janeiro (RJ) – 03 de maio de 2011
Oficina de Segurança Operacional

Manaus (AM) – 20 de maio de 2011
Seminário de Segurança Operacional

Goiânia (GO) – 27 de maio de 2011
Oficina / Promoção

Florianópolis (SC) – 14 a 16 de junho de 2011
Oficina / Promoção
Programação

Fortaleza (CE) – 28 a 30 de junho de 2011
Oficina / Promoção
Programação

São José dos Campos (SP) – 14 e 15 de julho
Seminário / Promoção
Programação

Curitiba (PR) – 26 e 27 de julho de 2011
Seminário / Promoção

Ribeirão Preto (SP) – 20 de agosto de 2011
Oficina / Promoção
Programação

Belém (PA) – 30 e 31 de agosto de 2011
Seminário / Promoção
Local: Auditório do Vila Rica Hotel - Av. Júlio César, 1777 – Val-de-Cans. Belém-PA
Programação

Recife (PE) –15, 16 e 17  de setembro de 2011
Local: Auditório da ANAC - Unidade Regional Recife. Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 6.333 - Recife (PE).
Seminário / Promoção
Programação

São Paulo  (SP) – 23 a 24 de setembro de 2011
Local: Auditório da ANAC-Unidade Regional São Paulo - Rua Renascença, 112 - Vila Congonhas - São Paulo/SP
Seminário / Promoção
Programação

Cuiabá (MT) – 07 de outubro de 2011
Local: Hits Pantanal Hotel – Av. Arthur Bernardes, nº 251, Jd. Aeroporto, Várzea Grande-MT Auditório Arara Azul
Jornada agrícola/ Promoção
Programação