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Metadados do conjunto de dados: Lista de aeródromos privados

publicado 26/08/2021 16h16, última modificação 05/09/2023 18h28
[Descontinuado] Substituído pela Lista de Aeródromos Privados V2

Caracterização do conjunto de dados

Área temática:
Aeródromos
Conjunto de dados:
Lista de aeródromos privados
Nome da área de contato:
Gerência Tecnica do Cadastro Aeroportuário - GTCA;
E-mail de contato da área:
cadastro.aeroportuario@anac.gov.br
Periodicidade de atualização:
Aproximadamente a cada 40 dias (conforme ciclos de atualização de publicações aeronáuticas)
Descrição:

​Dados cadastrais de aeródromos privados, que são aqueles aeródromos abertos ao tráfego aéreo de uso privativo.​

Visão geral:

O Cadastro de Aeródromos é a informação oficial sobre a infraestrutura de aeródromos civis públicos e privados do Brasil.

O cadastro de aeródromos civis é mantido pela ANAC para inscrição dos aeródromos, instalações e equipamentos de auxílio à navegação aérea para atender à aviação civil.

De acordo com o art. 30 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986), nenhum aeródromo civil poderá ser utilizado sem estar devidamente cadastrado.

Algumas definições importantes:

Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Os aeródromos podem sem classificados como públicos e privados.

Helipontos são os aeródromos destinados exclusivamente a helicópteros.

Heliportos são os helipontos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações a helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Helideque: é uma estrutura construída para pousos e decolagens de helicópteros, instalada a bordo de plataformas marítimas ou em embarcações.​


Metadados

 

Aeródromos Privados

Campo Descrição
CÓDIGO OACI Código de 4 letras utilizado internacionalmente para identificação de um aeródromo, conforme regras da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). No Brasil, são utilizados os códigos que iniciam com as letras SB, SD, SI, SJ, SN, SS e SW.
CIAD O Código de Identificação do Aeródromo se trata de um identificador único de aeródromos civis, e é formado pela junção de dois caracteres e quatro dígitos, sendo que os caracteres são referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e os dígitos são atribuídos de forma sequencial (formato UF0000).
NOME Denominação do aeródromo.
MUNICÍPIO Município onde se localiza o aeródromo, considerando as coordenadas de referência do mesmo.
UF Unidade da federação do município onde se localiza o aeródromo.
LATITUDE Latitude do ponto de referência do aeródromo. A coordenada geográfica é fornecida em graus, minutos e segundos, o sistema de referência é WGS-84.
LONGITUDE Longitude do ponto de referência do aeródromo. A coordenada geográfica é fornecida em graus, minutos e segundos, o sistema de referência é WGS-84.
ALTITUDE Altitude do ponto de referência mais elevado na área de pouso, em metros.
OPERAÇÃO DIURNA Tipo de operação do período diurno para o qual o aeródromo está habilitado, considerando as regras de voo (VFR – Visual, IFR – Instrumento).
OPERAÇÃO NOTURNA Tipo de operação do período noturno para o qual o aeródromo está habilitado, considerando as regras de voo (VFR – Visual, IFR – Instrumento).
DESIGNAÇÃO 1 Identificação de cada uma das cabeceiras da primeira pista de pouso e decolagem, que é definida conforme orientação magnética da pista.
COMPRIMENTO 1 Comprimento da primeira pista de pouso e decolagem, considerando a porção desta disponível para passagem trânsito das aeronaves em condições normais.
LARGURA 1 Largura da primeira pista de pouso e decolagem, considerando a distância lateral na qual uma aeronave pode transitar em condições normais de operação.
RESISTÊNCIA 1 Capacidade de suporte da superfície da primeira pista de pouso e decolagem, que é referência para que um piloto ou operador defina se a pista é adequada para a operação de sua aeronave. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus.
SUPERFÍCIE 1 Tipo de material da superfície da primeira pista de pouso e decolagem.
DESIGNAÇÃO 2 Identificação de cada uma das cabeceiras da segunda pista de pouso e decolagem, que é definida conforme orientação magnética da pista.
COMPRIMENTO 2 Comprimento da segunda pista de pouso e decolagem, considerando a porção desta disponível para passagem trânsito das aeronaves em condições normais.
LARGURA 2 Largura da segunda pista de pouso e decolagem, considerando a distância lateral na qual uma aeronave pode transitar em condições normais de operação.
RESISTÊNCIA 2 Capacidade de suporte da superfície da segunda pista de pouso e decolagem, que é referência para que um piloto ou operador defina se a pista é adequada para a operação de sua aeronave. A resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa superior a 5.700 kg deve ser divulgada utilizando-se o método ACN-PCN; e a resistência de pavimentos destinados a aeronaves com peso de rampa igual ou inferior a 5.700 kg deve ser divulgada informando-se o peso máximo permitido da aeronave e a pressão máxima permitida dos pneus.
SUPERFÍCIE 2 Tipo de material da superfície da segunda pista de pouso e decolagem.
VALIDADE DO CADASTRO Data de validade do cadastro do aeródromo, que pode ser renovada mediante requerimento prévio, desde que estejam mantidas as condições técnicas para as quais o aeródromo foi aberto ao tráfego aéreo.
PORTARIA DE CADASTRO Número e ano da última Portaria de cadastro do aeródromo dentro da validade, ou seja, o ato que dá regularidade cadastral à infraestrutura. A Portaria é indicada no formato PAxxxx-yyyy, onde PA representa Portaria ANAC, xxxx é o ano de publicação e yyyy é o número da Portaria. Assim, por exemplo a indicação PA2020-0001 representa uma Portaria ANAC número 0001 do ano 2020.
LINK PORTARIA Link para acesso direto ao arquivo .pdf da portaria de cadastro do aeródromo.


Helidecks
Campo Descrição
CÓDIGO OACI Código de 4 letras utilizado internacionalmente para identificação de um aeródromo, conforme regras da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). No Brasil, são utilizados os códigos que iniciam com as letras SB, SD, SI, SJ, SN, SS e SW.
CIAD O Código de Identificação do Aeródromo se trata de um identificador único de aeródromos civis, e é formado pela junção de dois caracteres e quatro dígitos, sendo que os caracteres são referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e os dígitos são atribuídos de forma sequencial (formato UF0000).
NOME Denominação da área de pouso e decolagem de helicópteros.
ALTITUDE Altitude do ponto mais elevado da área de pouso e decolagem de helicópteros. Dado apresentado em metros.
RESISTÊNCIA Capacidade de suporte da superfície e estrutura do helideck, que é referência para que um piloto ou operador defina se o heliponto é adequado para a operação de seu helicóptero. É notificada pelo peso máximo permitido do helicóptero, em toneladas.
COMPRIMENTO DO MAIOR HELICÓPTERO A OPERAR Maior dimensão do maior helicóptero cuja operação é prevista no helideck. Dado apresentado em metros.
VALIDADE DO CADASTRO Data de validade do cadastro do helideck, que pode ser renovada mediante requerimento prévio, desde que estejam mantidas as condições técnicas para as quais o aeródromo foi aberto ao tráfego aéreo.
PORTARIA DE CADASTRO Número e ano da última Portaria de cadastro do helideck dentro da validade, ou seja, o ato que dá regularidade cadastral à infraestrutura. A Portaria é indicada no formato PAxxxx-yyyy, onde PA representa Portaria ANAC, xxxx é o ano de publicação e yyyy é o número da Portaria. Assim, por exemplo a indicação PA2020-0001 representa uma Portaria ANAC número 0001 do ano 2020.
LINK PORTARIA Link para acesso direto ao arquivo .pdf da portaria de cadastro do helideck.

Helipontos
Campo Descrição
CÓDIGO OACI Código de 4 letras utilizado internacionalmente para identificação de um aeródromo, conforme regras da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). No Brasil, são utilizados os códigos que iniciam com as letras SB, SD, SI, SJ, SN, SS e SW.
CIAD O Código de Identificação do Aeródromo se trata de um identificador único de aeródromos civis, e é formado pela junção de dois caracteres e quatro dígitos, sendo que os caracteres são referentes à unidade da federação onde o aeródromo se localiza e os dígitos são atribuídos de forma sequencial (formato UF0000).
NOME Denominação da área de pouso e decolagem de helicópteros.
MUNICÍPIO Município onde se localiza o heliponto, considerando as coordenadas de referência do mesmo.
UF Unidade da federação do município onde se localiza o heliponto.
TIPO O tipo de área de pouso e decolagem de helicópteros indica se está no nível do solo ou elevada. Área elevada significa que permite o trânsito de pessoas abaixo de sua estrutura ou no entorno imediatamente subjacente à projeção de sua estrutura sobre o solo.
LATITUDE Latitude de referência da área de pouso e decolagem de helicópteros. A coordenada geográfica é fornecida em graus, minutos e segundos, o sistema de referência é WGS-84.
LONGITUDE Longitude de referência da área de pouso e decolagem de helicópteros. A coordenada geográfica é fornecida em graus, minutos e segundos, o sistema de referência é WGS-84.
ALTITUDE Altitude do ponto mais elevado da área de pouso e decolagem de helicópteros. Dado apresentado em metros.
OPERAÇÃO DIURNA Tipo de operação do período diurno para o qual o aeródromo está habilitado, considerando as regras de voo (VFR – Visual, IFR – Instrumento).
OPERAÇÃO NOTURNA Tipo de operação do período noturno para o qual o aeródromo está habilitado, considerando as regras de voo (VFR – Visual, IFR – Instrumento).
RAMPA DE APROXIMAÇÃO Identificação da orientação para pouso e decolagem na área de pouso exclusiva de helicópteros, que é definida conforme orientação magnética da superfície de aproximação, representada por número de dois dígitos, sendo o número inteiro mais próximo de um décimo do azimute magnético.
FORMATO DA ÁREA DE POUSO Forma geométrica que representa a área de aproximação final e decolagem de helicópteros (área de pouso).
DIMENSÕES Comprimento e largura da área de aproximação final e decolagem de helicópteros. Deve ser o diâmetro inscrito na área, caso o formato do heliponto seja circular, ou um polígono irregular.
RESISTÊNCIA Capacidade de suporte da superfície e estrutura do heliponto, que é referência para que um piloto ou operador defina se o heliponto é adequado para a operação de seu helicóptero. É notificada pelo peso máximo permitido do helicóptero, em toneladas.
SUPERFÍCIE Tipo de material da superfície do pavimento da área de pouso e decolagem de helicópteros.
VALIDADE DO CADASTRO Data de validade do cadastro do heliponto, que pode ser renovada mediante requerimento prévio, desde que estejam mantidas as condições técnicas para as quais o aeródromo foi aberto ao tráfego aéreo.
PORTARIA DE CADASTRO Número e ano da última Portaria de cadastro do heliponto dentro da validade, ou seja, o ato que dá regularidade cadastral à infraestrutura. A Portaria é indicada no formato PAxxxx-yyyy, onde PA representa Portaria ANAC, xxxx é o ano de publicação e yyyy é o número da Portaria. Assim, por exemplo a indicação PA2020-0001 representa uma Portaria ANAC número 0001 do ano 2020.
LINK PORTARIA Link para acesso direto ao arquivo .pdf da portaria de cadastro do heliponto.​​​