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Boletim de Monitoramento

O Boletim de Monitoramento (trimestral e anual) é um compilado de dados originários das manifestações registradas pelos passageiros do transporte aéreo na plataforma consumidor.gov.br.

Operacionalizada pela Senacon, em conjunto com outros órgãos públicos de defesa do consumidor, a plataforma permite que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) trace um perfil dos problemas enfrentados pelos consumidores em cada período.

Os boletins apresentam prazo médio de resposta, índices de solução e de satisfação das manifestações, segundo a avaliação dos próprios consumidores, entre outros assuntos.

Adesão da ANAC ao Consumidor.gov.br

A ANAC foi a primeira agência reguladora federal a aderir à plataforma “Consumidor.gov.br”, serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, de forma rápida e desburocratizada.

A adesão ocorreu em dezembro de 2016 mediante Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) do Ministério da Justiça, que é responsável pela gestão, disponibilização e manutenção da plataforma.

A Agência monitora as reclamações registradas na plataforma e avalia, em âmbito coletivo, a qualidade dos serviços prestados pelas empresas do transporte aéreo. Em 2017, o índice de solução na plataforma foi superior a 80% e o tempo médio de resposta foi de 6,3 dias. 

Em caso de dificuldade no registro de reclamação no Consumidor.gov.br, clique aqui para suporte técnico