Por Agência EFE


Imagem de arquivo mostra aviões da KLM paradas no aeroporto Schiphol — Foto: Yves Herman/ Reuters

Uma tempestade com ventos de até 122 km/h causou o fechamento temporário do aeroporto de Amsterdã, na Holanda. Por isso, centenas de voos foram cancelados. O tráfego de trens em boa parte do país também foi interrompido.

O aeroporto Schiphol anunciou que o espaço aéreo começou a reabrir de forma gradual a partir do meio-dia (horário local, 9h em Brasília) e as previsões indicam que boa parte da tempestade perderá força no começo da tarde.

As autoridades ativaram o código vermelho em mais da metade do país, recomendando à população que não utilize as estradas para viajar entre as cidades, pois muitas delas estão interditadas devido à queda de árvores e ao cruzamento de caminhões.

As estradas que não foram interditadas têm atualmente filas de até 38 km e a mais afetada é a que liga Maastricht e Eindhoven, no sudeste do país. As rajadas de vento mais fortes foram registradas em Utrecht, Haia e Den Bosch.

Muitas estações de trem, como as de Almere e Haia, tiveram que ser esvaziadas por precaução devido à queda de partes dos tetos.

No porto de Roterdã também aconteceram situações perigosas pela queda de alguns containers empilhados de forma vertical que não aguentaram as rajadas de vento.

Os serviços de emergência estão entrando em colapso devido às chamadas que recebeu ao longo da manhã e a polícia recomendou, através do Twitter, que as pessoas só acionem os serviços de emergência em situações "muito perigosas" e "de vida ou morte".

Nas ruas ocorreram quedas de árvores, mas os serviços de emergência não informaram até o momento se há feridos em estado grave.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1