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Reprovação no voo de proficiência

publicado 22/07/2016 09h10, última modificação 21/10/2019 14h17

Após avaliação em voo de proficiência (cheque) e o piloto sendo considerado REPROVADO, o Inspetor/examinador deverá:

  • registrar a FAP Digital em até 5 dias corridos após a realização do exame; e
  • enviar para a Gerência de Certificação de Pessoal (GCEP), através do endereço de e-mail processos.pel@anac.gov.br, cópia digitalizada da FAP, devidamente preenchida e assinada pelo candidato, especificando as manobras/procedimentos que foram considerados deficientes durante à avaliação.

 

Ao receber o documento, a GCEP providenciará a suspensão das habilitações relativas ao exame que levou à reprovação, até que o piloto realize a instrução recomendada pelo Inspetor/examinador e seja aprovado em novo voo de proficiência.

A GCEP enviará notificação ao piloto da suspensão de suas habilitações e das providências a serem adotadas para a revogação da mesma. A notificação conterá, também, a autorização requerida para que o piloto realize o treinamento pertinente e o novo exame de proficiência (cheque).

Para que ocorra a revogação da suspensão, é necessário que o piloto envie, para o endereço de e-mail processos.pel@anac.gov.br , a Declaração de Instrução que comprove a realização do treinamento corretivo das deficiências que ocasionaram a reprovação a FAP de aprovação em novo exame de proficiência. É recomendável que o envio dessa FAP seja feito respondendo ao e-mail da ANAC que notificou a suspensão da habilitação.

Somente após a revogação da suspensão o interessado poderá ingressar com solicitação de processo de licença/habilitação desejada.

Os procedimentos aplicáveis nos casos de reprovação em voo de proficiência estão previstos na sessão 13 da  IS 00-002.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac.

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o e-mail processos.pel@anac.gov.br.

Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o e-mail recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

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