Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Habilitação > Redução de experiência para obtenção da Licença de Piloto comercial
conteúdo

Redução de experiência para obtenção da Licença de Piloto comercial

publicado 09/09/2016 10h34, última modificação 25/03/2019 12h16

APLICABILIDADE:

  • Detentor da licença de piloto comercial ou de linha aérea na categoria helicóptero (PCH ou PLH) solicitando licença de piloto comercial na categoria avião (PCM):

 

Somente o total de horas poderá ser reduzido em até 100 horas, devendo os demais requisitos ser comprovados na categoria avião, a saber:

  • 70 horas em comando;
  • 20 horas em voo de navegação em comando;
  • 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos;
  • 5 (cinco) horas de voo noturno.

Desta forma, quando o treinamento para cumprimento dos requisitos acima for realizado em Escola cerificada pela ANAC, o piloto deverá atingir, no mínimo, um total de 180 horas, (100 horas) em helicóptero + (80 horas) em avião, de modo a poder cumprir, na categoria avião, os requisitos de 70 horas em comando e 10 horas em voo de instrumentos, em duplo comando, podendo ser 5 horas em aeronave + 5 horas em dispositivo de treinamento.

  • Detentor da licença de piloto privado na categoria helicóptero (PPH) solicitando licença de piloto comercial na categoria avião (PCM):

 

Somente o total de horas poderá ser reduzido em até 40 horas, devendo os demais requisitos ser comprovados na categoria avião, a saber:

  • 70 horas em comando;
  • 20 horas em voo de navegação em comando;
  • 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos;
  • 5 (cinco) horas de voo noturno.

Desta forma, quando o treinamento para cumprimento dos requisitos acima for realizado em Escola cerificada pela ANAC, o piloto deverá atingir, no mínimo, um total de 150 horas, (40 horas) em helicóptero + (110 horas) em avião, de modo a poder cumprir o total de horas mínimo previsto, bem como, comprovar o cumprimento, na categoria avião, dos requisitos de 70 horas em comando e 10 horas em voo por instrumentos, em duplo comando, podendo ser 5 horas em aeronave + 5 horas em dispositivo de treinamento. 

  • Detentor da licença de piloto comercial na categoria avião (PCM), solicitando licença de piloto comercial na categoria helicóptero (PCH):

 

Para obter a licença de piloto comercial na categoria helicóptero o detentor de licença de piloto comercial na categoria avião, poderá abater do total de horas mínimo exigido até 40 horas realizadas na categoria avião, devendo comprovar o cumprimento dos demais requisitos na categoria helicóptero, exceto o relativo às 10 horas em voo de navegação como piloto em comando, a saber:

  • 35 horas como piloto em comando;
  • 10 horas de voo por instrumentos, podendo realizar 5 horas em aeronave, em duplo comando + 5 horas em FSTD aprovado pela ANAC;
  • 5 horas de voo noturno;

Desta forma, quando o treinamento para cumprimento dos requisitos acima for realizado em Escola cerificada pela ANAC, o piloto deverá atingir, no mínimo, um total de 100 horas, (40 horas) em avião + (60 horas) em helicóptero, de modo a poder cumprir, o total de horas mínimo previsto, bem como, comprovar o cumprimento, na categoria helicóptero, dos requisitos de 35 horas em comando e 10 horas em voo por instrumentos, em duplo comando, podendo ser 5 horas em aeronave + 5 horas em FSTD aprovado pela ANAC.

 

Para maiores informações sobre o assunto é recomendável a leitura cuidadosa do RBAC 61.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac.

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o e-mail processos.pel@anac.gov.br.

Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o e-mail recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.