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Padrão de foto e assinatura no cadastro do SACI

publicado 05/07/2016 10h04, última modificação 03/10/2019 16h56

Caso sua foto e/ou sua assinatura não estejam no padrão de qualidade estabelecidos, solicitamos atualizar os arquivos diretamente no cadastro do SACI, utilizando seu login e senha.

Caso não possua login solicite em https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/Identificacao.asp

 

  • Inclusão de Foto e/ou Assinatura no cadastro:

- Entre no sistema SACI (https://sistemas.anac.gov.br/saci/)  com seu login e senha.

- No menu à esquerda clique na opção “Dados Aeronauta/Atualização Cadastral de Aeronauta” e clique no link abaixo da FOTO

fotoCHT_clip_image002.jpg

- Clique em “procurar”, localize e selecione o arquivo em seu computador e em seguida clique em “arquivar”.

fotoCHT_clip_image002_0000.jpg

-      Repita o procedimento para a ASSINATURA.

Seguem, abaixo, algumas orientações para garantir que a foto e a assinatura estejam em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos:

FOTO:

- foto colorida, natural (sem edição em programas específicos);

- padrão documento – passaporte;

- orientação vertical;

- fundo branco, liso, uniformemente iluminado, sem sombras (inclusive da própria pessoa sendo fotografada), permitindo contraste suficiente entre o rosto e o fundo;

- expressão neutra;

- rosto centralizado, de frente, não inclinado e completamente iluminado;

- a foto deve contemplar somente o rosto e o ombro. Com o objetivo de garantir a adequada identificação do rosto do profissional, fotos que contemplem grande parte do corpo, serão reprovadas,

- a cabeça deve estar totalmente enquadrada, sem nenhum tipo de corte;

- olhos em linha horizontal, completamente visíveis e olhando diretamente para a câmera; 

- não é aceitável o uso de lentes de contato coloridas;

- sem óculos;

- cabeça descoberta, exceto por motivos religiosos;

- ombros alinhados;

- não apresentar outros elementos na imagem que não façam parte da foto (bordas, linhas, carimbos, tarjas coloridas, etc.);

- resolução, contraste, iluminação e nitidez ajustados para perfeita visualização do rosto;

- tipo de arquivo jpeg (.jpg); e

- dimensões aproximadas do arquivo: 300 x 400 pixels.

 

ASSINATURA DIGITALIZADA:

- ser escrita em caneta preta (0,7mm), sobre fundo branco;

- não pode ser papel reciclado;

- ocupar, da melhor forma possível, a área disponível (não deve ficar muito pequena nem ser cortada por não caber na área);

- não apresentar outros elementos na imagem que não façam parte da assinatura (bordas, linha para assinatura, tarjas coloridas, etc.);

- não é permitido rubrica;

- contraste, nitidez e resolução adequados para a visualização;

- tipo de arquivo jpeg (.jpg); e

- dimensões aproximadas do arquivo: 600 x 150 pixels.

 

Para verificar a resolução da foto ou da assinatura, e caso precise alterá-la, siga as instruções a seguir (as instruções seguem o padrão do Paint Windows 10, podendo ocorrer pequenas variações nos passos para as demais versões):

1. Abra o programa “Paint”

2. Insira a fotografia no ícone “Abrir” (na guia “Arquivo”)

3. Na guia “Início”, clique em “Selecionar” e em seguida “Selecionar tudo”

4. Com a imagem selecionada, clique em “Redimensionar”, em seguida desmarque a opção “manter taxa de proporção”. Clique em “pixels”.

5. Abrirá uma caixa que mostra valores “horizontal” e “vertical”, os quais devem ser, respectivamente, 300 e 400 para foto e 600 e 150 para assinatura. Caso esteja diferente, digitar os valores corretos: 300 ou 600 na caixa superior e 400 ou 150 na caixa inferior.

6. Em seguida vá ao ícone “Recortar” na guia “Início” e redimensione o campo em branco para menos de 100 (verifique as dimensões na parte inferior da tela). Clique em “Colar” na guia “Início”.

7. Salve a imagem em seu computador com a extensão jpg;

9.Faça o upload no SACI.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac.

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o e-mail processos.pel@anac.gov.br.

Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o e-mail recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.