Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Habilitação > CIV Digital - Lançamento e Exclusão das horas voadas
conteúdo

CIV Digital - Lançamento e Exclusão das horas voadas

publicado 06/07/2016 10h35, última modificação 27/03/2019 08h18

Todos os pilotos devem registrar suas horas de voo por meio da ferramenta CIV Digital, regulamentada pela IS 61-001.

O procedimento é obrigatório e os registros da CIV Digital são levados em consideração nas análises dos processos de licenças e habilitações.

A ANAC disponibiliza em seu portal Perguntas Frequentes relacionadas a CIV Digital. As dúvidas dos outros podem ser também a sua dúvida!

Recomendamos também a leitura da IAC 3203 - Registro de horas de voo em Cadernetas Individuais de Voo, cujo registro também é obrigatório.

 

Registro de horas de voo na CIV Digital 

O registro na CIV Digital é feito por meio do sistema SACI, por meio login e senha pessoal.

Clique aqui para acessar o sistema SACI com seu login e senha e escolha opção “CIV/Declaração de Experiência de Voo” no menu à esquerda.

Caso não possua login, solicitar em https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/Identificacao.asp.

Para maiores informações sobre acesso ao SACI sugerimos consultar a IS 00-008.

DICA IMPORTANTE!

Ao preencher os campos de Tempo de Voo da CIV Digital, é importante lembrar que os mesmos devem ser lançados em hh:mm — diferentemente da CIV em papel, onde as frações de horas são lançadas em decimais.

Portanto, quando for lançar horas de voo na CIV Digital, utilize a seguinte tabela de conversão: 

HORAS DECIMAIS

MINUTOS

0,1

6

0,2

12

0,3

18

0,4

24

0,5

30

0,6

36

0,7

42

0,8

48

0,9

54

 

Exclusão de Lançamentos

Os registros devem ser excluídos pelo próprio regulado, utilizando seu login e senha de acesso ao sistema.

Basta acessar no sistema SACI o menu “CIV > Declaração de Experiência de Voo”, localizar o registro que deseja excluir e clicar no ícone da lixeira no final da respectiva linha.

O registro excluído será identificado na CIV Digital pela situação "exclusão solicitada". Tal situação é permanente e indica que o próprio usuário solicitou a exclusão. Tais registros não serão computados no acumulado de horas.

Se pertinente, efetuar novamente o lançamento do registro da forma correta.

Atenção: a exclusão não isenta o piloto sobre a responsabilidade administrativa, civil e penal de fatos e direitos produzidos pelo referido registro de voo enquanto este se encontrava com status CADASTRADO!

 

Extravio da CIV

No caso de extravio da CIV em papel, conforme a IAC 3203 de maio de 2002, capítulo 6 - disposições finais:

“6.3 – Em caso de extravio, deverá ser aberta uma segunda via, sendo que caberá a seu titular a responsabilidade de resgatar junto aos Aeroclubes, Escolas de Pilotagens, Entidades de Ensino, Clubes de Pilotagens e Proprietários/Operadores de Aeronaves, as informações sobre as horas de voo constantes da CIV anterior.”

  

Lançamento de horas na CIV Digital em voos com aeronave TPP ou PRI que passou a ser TPX

O sistema não permite o lançamento na CIV Digital de horas realizadas em aeronaves TPX.

Da mesma forma, também não permite o lançamento de horas em aeronaves TPP ou PRI que tiveram a categoria alterada para TPX.

Quando for solicitado algum serviço que dependa do cômputo destas horas, a documentação comprobatória deverá ser digitalizada e juntada ao processo, juntamente com os demais documentos pertinentes, para análise.

 

Lançamento de horas realizadas em aeronaves de matrícula estrangeira

As horas de voo realizadas a bordo de aeronaves com marcas de nacionalidade e de matrícula estrangeiras somente poderão ser aceitas quando a finalidade for comprovar experiência para a concessão de licença e/ou habilitação e/ou comprovar a experiência recente, conforme previsto no RBAC 61, desde que as horas de voo tenham sido realizadas em centros de treinamento ou centros de instrução ou em empresas de transporte aéreo certificados pela autoridade de aviação civil do respectivo país, que seja contratante da Convenção de Aviação Civil Internacional, e sejam declaradas por aquela autoridade.

De acordo com disposto no Decreto 8660, de 29/01/2016, a ANAC não mais exige, na instrução de processos na sua área de competência, a consularização de documentos emitidos por autoridades de países signatários da Apostila de Haia.

 

Lançamento de horas em aeronaves militares ou experimentais

O sistema não aceita lançamentos de horas realizadas em aeronaves experimentais ou militares. Para fins de concessão ou revalidação de licenças/habilitações, o solicitante deverá juntar ao processo, cópias digitalizadas das páginas na CIV “papel” ou declarações que comprovem a experiência necessária, além dos demais documentos pertinentes.

 

Horas de IFR

O somatório das horas de IFR está computado apenas na consulta por Voo, nas colunas “Inst” e “Capota”.

Na consulta por Equipamento, as horas de IFR só são computadas na coluna "Capota". No momento, não está disponibilizada a coluna “Inst” nesta consulta.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac..

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o email processos.pel@anac.gov.br.
Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o email recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui  e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.