Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Habilitação > CIV Digital – Registro de voos de instrução
conteúdo

CIV Digital – Registro de voos de instrução

publicado 20/09/2018 17h26, última modificação 27/03/2019 08h19

No dia 27 de agosto de 2018 entrou em vigor a revisão B da IS 61-001, que trata da Caderneta Individual de Voo Digital – a CIV Digital.

A entrada em vigor da referida Instrução Suplementar trouxe consigo alterações também no sistema (CIV Digital) e no procedimento para lançamento das horas de voo, especialmente de voos de instrução (confira aqui notícia da ANAC sobre estas alterações).

Considerando os atuais dispositivos da IS 61-001, o registro das horas em voos de instrução realizados a partir de 27/08/2018, deverá observar os seguintes procedimentos:

  • Somente o instrutor faz o lançamento do voo de instrução em sua CIV Digital, devendo indicar o CANAC do aluno.
  • O voo será exibido como “Rascunho” tanto na CIV Digital do Instrutor (na função “Instrutor Voo”) quanto na CIV Digital do aluno indicado pelo instrutor (na função “Piloto em Instrução”).
  • O aluno deverá confirmar o registro por meio do botão “Enviar”, localizado à direita da linha onde se encontra o voo.
  • Após enviado, o registro aparecerá com o status “Cadastrado”, tanto na CIV Digital do Instrutor quanto na CIV Digital do aluno.

 

Voos de instrução realizados até 26/08/2018

O registro das horas na CIV Digital de voos de instrução realizados até o dia 26/08/2018, inclusive, devem ser lançados pelo procedimento antigo, ou seja, de forma independente pelo instrutor (na função “Instrutor Voo”) e pelo aluno (na função “piloto em instrução”) em suas respectivas CIVs Digitais.

 

ATENÇÃO!

Em hipótese alguma a ANAC considerará voos de instrução realizados a partir do dia 27/08/2018 que não tenham sido lançados pelo instrutor e/ou que não tenham sido confirmados pelo aluno, inclusive nos processos de concessão de licenças e habilitações. Os alunos e instrutores devem manter sua CIV e sua CIV Digital sempre atualizadas, especialmente os voos realizados a partir do dia 27/08/2018, seja porque este procedimento já está previsto seção 61.31(d) do RBAC 61; seja porque instrutor e aluno devem interagir entre si para o registro do voo de instrução na CIV Digital, o que pode não ser possível se deixarem para fazê-lo em momento posterior.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac..

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o email processos.pel@anac.gov.br.
Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o email recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui  e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.