Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Profissionais da Aviação Civil > Habilitação > Atualização de cadastro no sistema SACI
conteúdo

Atualização de cadastro no sistema SACI

publicado 05/07/2016 09h55, última modificação 23/08/2019 11h28

Conforme regulamento, o cadastro inicial é realizado diretamente pelos regulados, sendo de sua responsabilidade a manutenção do cadastro devidamente atualizado.

 

Procedimentos de atualização:

Alguns campos devem ser atualizados diretamente pelo regulado, acessando o sistema SACI com seu login e senha, outros necessitam da intervenção manual de servidor da ANAC. Nestes casos é requerida a inserção (upload) do documento comprobatório no cadastro e, em seguida, solicitar a atualização cadastral, através de um dos canais de atendimento da ANAC.

 

  • Atualização de ESCOLARIDADE, endereço (com CEP específico do logradouro), telefones, endereço de e-mail, inserção (upload) de foto, de assinatura digitalizada e de cópia digitalizada dos documentos pessoais:

Deve ser realizada diretamente pelo interessado, acessando o sistema SACI com seu login e senha.

Clique aqui (https://sistemas.anac.gov.br/saci/) para acessar o sistema SACI com seu login e senha e escolha opção “Dados do aeronauta/Alteração de dados cadastrais” no menu à esquerda.

Caso não possua login, solicitar em https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/Identificacao.asp .

  • Atualização do Nome ou CPF:

Requer a intervenção manual de servidor da ANAC. Solicitar em um dos canais de atendimento. A atualização será efetuada sempre de acordo com o constante no cadastro da Receita da Fazenda.

  • Atualização da Identidade, Data de Nascimento, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Nacionalidade e endereço (com CEP geral – final 000):

Requer a intervenção manual de servidor da ANAC. Inserir (upload) a documentação comprobatória pertinente no cadastro, utilizando seu login e senha, e solicitar, através de um dos canais de atendimento, a atualização cadastral necessária.

Caso não possua login, solicitar em https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/Identificacao.asp .

  • Atualização da Empresa Aérea associada:

Pode ser realizada pela empresa ou mediante a intervenção manual de servidor da ANAC.

Solicitar à respectiva empresa para providenciar a atualização em seu cadastro ou enviar documentação comprobatória pertinente, através de um dos canais de atendimento, para que a atualização seja realizada por servidor da ANAC.

  • Alteração/inserção de endereço de e-mail no cadastro

Para inserção ou alteração de endereços de e-mail, caso não possua ou não lembre da senha de acesso ao SACI, por questões de segurança das suas informações, deverá enviar requerimento, devidamente preenchido de forma legível, assinado e com cópia da carteira de identidade em anexo, por peticionamento eletrônico (instruções disponíveis em https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/protocolo-eletronico/), ou por meio de processo físico, protocolado em um dos postos da ANAC ou enviado para o endereço:

em um dos postos da ANAC ou enviar para:
ANAC
a/c GCEP
Av. Presidente Vargas, 850 – 10. Andar – Centro
CEP 20071-001 – Rio de Janeiro - RJ

Clique aqui para impressão do requerimento padrão.

O requerimento, preenchido e assinado, acompanhado de documento oficial de identidade, também poderá ser encaminhado pelo canal Fale com ANAC, acessando o endereço eletrônico www.anac.gov.br/falecomaanac.

 

Canais de atendimento da GCEP:

Para melhor atendê-lo, as solicitações devem ser encaminhadas pelo telefone 163 ou por meio do nosso endereço eletrônicowww.anac.gov.br/falecomaanac..

Para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal, utilize o email processos.pel@anac.gov.br.
Exclusivamente para recursos a processos indeferidos, utilize o email recursos.pel@anac.gov.br.

Sempre que fizer contato, favor fornecer seu CANAC, se possuidor, e/ou número do processo para facilitar a pesquisa.

 

Clique aqui e verifique as diversas orientações e modelos relativos às dificuldades comuns à Habilitação.