Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Empresas > Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo > VII Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo
conteúdo

VII Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

publicado 24/09/2019 18h29, última modificação 24/09/2019 18h29

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai promover na cidade de São Paulo (SP), de 6 a 8 de novembro de 2019, a VII Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo.

O evento tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade das informações relacionadas ao acompanhamento do mercado e dos serviços de transporte aéreo no Brasil.

O público-alvo do evento, são os profissionais das empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público responsáveis pela remessa periódica das mencionadas informações à ANAC.

Inscrições

Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 20/10/2019, no Portal de Capacitação da ANAC. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado à capacidade do auditório.

No momento da inscrição, é desejável que os painéis escolhidos estejam diretamente relacionados à atividade desempenhada pelo profissional na empresa.

Todos os profissionais são convidados para participar da Cerimônia de Abertura do evento e do Painel 1 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo, sendo também necessária a inscrição para cada um destes.


Programação

O evento será composto por uma cerimônia de abertura e 5 painéis, nos quais serão debatidos os procedimentos de apresentação à ANAC dos dados de tarifas aéreas domésticas e internacionais comercializadas, dados de registro dos serviços de transporte aéreo, monitoramento da qualidade do serviço prestado e dados de transporte de passageiros portadores de necessidades especiais.

Na cerimônia de abertura, haverá apresentações do senhor Diretor Presidente da ANAC, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz; do senhor Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant; e de representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da International Air Transport Association (IATA) e do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA).

Esta edição contará, assim como na edição anterior, com um painel inteiro dedicado a estudos acadêmicos de economia do transporte aéreo. Trata-se do Painel 1 – Simpósio de Economia do Transporte Aéreo (SETA 2019), conduzido por pesquisadores do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA).

Os servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC), da Gerência de Acesso ao Mercado (GEAM) e da Gerência de Regulação das Relações de Consumo (GCON), da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS), conduzirão os debates sobre os modelos de informação, os principais aspectos da regulamentação vigente e vindoura, e a importância do aprimoramento de controles internos, processos e sistemas automatizados nas empresas e os principais pontos de atenção para assegurar a consistência dos dados. Os participantes poderão esclarecer as suas dúvidas e apresentar sugestões para o aprimoramento dos normativos.  

 

Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo 

A Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da Agência com a sociedade e o próprio setor regulado. 

Realizada desde 2013, o evento tem reunido, em cada ano, cerca de 250 participantes de aproximadamente 40 empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil, além de entidades ligadas ao setor.