Portal do Governo Brasileiro

Base de Dados Estatísticos do Transporte Aéreo

Com o intuito de ampliar o conhecimento da sociedade brasileira e de subsidiar a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes sobre o setor, a ANAC tem disponibilizado, na seção “Dados e Estatísticas” do seu portal na internet, relatórios, estudos e informações sobre as condições de mercado.

Nesse sentido, a Agência agrega, para a livre consulta de qualquer interessado, a série histórica dos dados estatísticos do transporte aéreo do Brasil, com elevado grau de detalhamento.

Estão contempladas informações sobre a quantidade de passageiro, carga e mala postal transportados, distância voada, combustível consumido, entre outras, por etapa de voo e por empresa aérea.

Essas informações podem ser utilizadas para apurar importantes indicadores do setor, como demanda (RPK, RTK), oferta (ASK, ATK), participação de mercado, taxa de ocupação das aeronaves (Load Factor), entre outros.

Os dados são retroativos até o ano de 2000 e estão disponíveis com elevado grau de detalhamento.


Mais informações a respeito do acompanhamento das tarifas aéreas domésticas podem ser acessadas através dos links no painel à direita desta página.

Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser registradas aqui, por meio da central de atendimento 163 ou nos postos de atendimento presencial da ANAC localizados nos aeroportos.

Legislação relacionada: Resolução ANAC nº 110/2009, art. 39, incisos X, e Portaria 1750/SAS/2015, arts. 8º e 9º.

Periodicidade: Mensal