Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Empresas > AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS AÉREOS REGULARES E NÃO REGULARES > HOTRAN E SIAVANAC - Atualização Diária

HOTRAN E SIAVANAC - Atualização Diária

por fabricio.fagundes publicado 14/03/2016 15h49, última modificação 07/11/2017 15h41

Para iniciar uma operação regular, a companhia aérea solicita junto à ANAC um pedido de voo, que chamamos de Horário de Transporte (HOTRAN), no qual aponta as rotas, horários e aeroportos desejados. Cabe à ANAC aprovar o pedido após consulta e análise do operador aeroportuário e da autoridade aeronáutica. Para descontinuar um voo ou uma rota, basta a companhia realizar o pedido de exclusão do HOTRAN dos sistemas da ANAC.

As planilhas abaixo representam todo o processo de autorização de voos desde a solicitação inicial feita pelas empresas aéreas à ANAC até a sua total aprovação. 

 

OPERAÇÕES NÃO-REGULARES

As planilhas abaixo apresentam a lista das operações não regulares, tramitadas pelo SIAVANAC, que estão “a distribuir” e “aprovadas”, respectivamente.

 

CADASTRO HOTRAN/SIAVANAC

Para realizar o cadastro no HOTRAN/SIAVANAC é necessário preencher o formulário abaixo.

     

    ACESSO AO SACI

    Clique aqui para acessar o sistema SACI

     

    SISTEMA DE REGISTRO DE OPERAÇÕES - SIROS 

    A Resolução ANAC nº. 440/2017 define as novas regras para o processo de registro dos serviços de transporte aéreo.  Após prévio acordo do operador aéreo com os operadores aeroportuários envolvidos e com os provedores de serviços de navegação aérea, acerca do uso da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica exigidas, os operadores aéreos deverão cadastrar as etapas de voos no Sistema de Registro de Operações - SIROS. Essa sistemática deve ser adotada para as operações que serão realizadas a partir de 25 de março de 2017.

    Sistema de Registro de Operações - SIROS