Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Setor Regulado > Aeronaves > RAB > Serviço > documentos > Vistoria Técnica Especial – VTE
conteúdo

Vistoria Técnica Especial – VTE

publicado 20/02/2017 09h07, última modificação 05/11/2018 09h34

Para poder operar uma aeronave civil, ela deve estar em condições aeronavegáveis. 

Estas podem ser averiguadas por meio da Vistoria Técnica Especial, procedimento que deve ser feito sempre que se pretende mudar: a categoria operada; o modelo ou a configuração da aeronave. Outro caso em que a Vistoria deve ser feita, é quando o Certificado de Aeronavegabilidade está com sua validade vencida.

As Vistorias Técnicas são realizadas pela GGAC (Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada) e pela GGCP (Gerência-Geral de Certificação de Produto Aeronáutico).

Para requerer vistoria para aeronaves homologadas, o interessado deverá primeiramente preencher o formulário de vistoria e anexar o mesmo à documentação exigida. Em seguida, deverá ser agendada uma vistoria, por meio do preenchimento do painel de vistorias.  Após o preenchimento desse painel, a documentação necessária deverá ser encaminhada para o e-mail .

Lembre-se: O Painel de Vistorias não é aplicável a vistorias de aeronaves operando pelo RBAC 121, tampouco aquelas que serão realizadas por Representante Credenciado em Fabricação (RCF) ou coordenadas pela Gerência-Geral de Certificação de Produto Aeronáutico (ANAC/GGCP).

É importante lembrar que o processo de registro depende de vistoria. Por isso, enquanto não saírem os resultados de vistoria, o processo, no Registro Aeronáutico, ficará parado, aguardando a regularização desta situação com aqueles setores. Uma vez que a aeronave for aprovada em vistoria e que os dados forem inseridos em tela - consulta online, o interessado poderá encaminhar solicitação do andamento do processo ao e-mail .

Mais informações podem ser obtidas, na página de vistorias.