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Oferta e compra da passagem

por Eider Duarte Cursino publicado 13/03/2017 17h30, última modificação 13/03/2017 17h30

Compra da passagem aérea

O passageiro pode comprar sua passagem diretamente no site das companhias aéreas, em agências de turismo online ou em lojas físicas. No resultado de busca de passagens, o valor encontrado deve apresentar o preço total da passagem aérea (valor dos serviços de transporte aéreo mais todas as taxas e impostos daquela compra).

Vale lembrar que o valor da passagem aérea pode variar conforme o canal de venda utilizado (internet, lojas, balcão do aeroporto, agências de viagem), não podendo haver cobrança destacada pela sua emissão em razão do canal utilizado.

Todas as informações sobre os serviços de transporte aéreo e as suas regras devem ser repassadas pelas empresas aéreas em língua portuguesa, de forma clara e objetiva ao passageiro em suas lojas físicas, nos endereços eletrônicos e pelo telefone. Peça sempre que estas regras sejam repassadas para você por escrito.

Você não é obrigado a contratar nenhum serviço opcional que vier a ser ofertado. O seguro viagem, assento conforto e bagagem extra, por exemplo, são serviços opcionais e não podem vir pré-selecionados. Serviços opcionais devem ser ativamente selecionados pelo comprador e o seu custo deve ser apresentado separadamente do valor da passagem.

 

Preenchimento dos dados e Correção de nome

Esta é a etapa mais importante no momento da compra da passagem! Na hora de preencher os seus dados, fique atento para não cometer qualquer erro no preenchimento do nome e das informações pessoais que constarão na passagem aérea, pois, por segurança, o passageiro poderá ser impedido de prosseguir viagem.

Em voos domésticos e internacionais, você poderá solicitar a correção de eventual erro sem qualquer cobrança até a realização do seu check-in (mesmo que ele seja ele feito antecipadamente no sítio eletrônico da empresa). Mas, não deixe para a última hora! Assim que receber seu comprovante de passagem, confira todos os dados. Se perceber algum erro na grafia do nome, comunique o quanto antes à empresa aérea.

Nos casos de voos internacionais que envolvam mais de uma empresa aérea poderá haver cobrança pela correção.

Lembre-se! A passagem aérea é pessoal e intransferível.

 

Contrato de transporte

Antes de finalizar a compra online, aparecerá um resumo referente ao seu contrato de transporte, contendo todos os itens e serviços selecionados. Leia o documento com atenção! Nele estão também todos os termos firmados entre o passageiro e a empresa aérea, como as multas de remarcação, de cancelamento e de reembolso e às relativos ao transporte de bagagem, entre outros. No momento da compra, essas informações aparecem na tela para que o passageiro possa ler e concordar com os termos. Outras informações sobre os diversos serviços comercializados pela empresa aérea podem ser consultadas no seu endereço eletrônico (como as regras sobre o transporte de bagagens especiais).

 

Comprovante de passagem aérea

Após comprar a passagem aérea, o passageiro recebe um documento com todas as informações relativas à sua compra contendo o código localizador da sua passagem, que pode ser entregue em mãos ou via e-mail. Este documento é o Comprovante da Passagem Aérea. Leia e confirme se as informações estão corretas. Caso perceba algum erro, procure imediatamente a companhia aérea.

Este documento deve obrigatoriamente conter:

  • valor total da passagem aérea, em moeda nacional;

  • regras de não apresentação para o embarque (no-show), remarcação e reembolso, com suas eventuais multas;

  • tempo de conexão e eventual troca de aeroportos;

  • regras e valores do transporte de bagagem, se for o caso;

  • nome e sobrenome do passageiro;

  • horário e data do voo, se houver;

  • procedimento e horário de embarque;

  • produtos e serviços adquiridos; e

  • prazo de validade da passagem aérea.