Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Páginas Temáticas > Ruído Aeronáutico
conteúdo

Ruído Aeronáutico

O ruído aeronáutico é aquele oriundo das operações de circulação, aproximação, pouso, decolagem, subida, rolamento e teste de motores de aeronaves. É um ruído intermitente ou não estacionário, com elevados níveis sonoros, podendo causar efeitos adversos sobre a população quando exposta a níveis excessivos desse tipo de ruído.

Uma vez que a sensibilidade, a percepção e reação a um determinado nível de ruído é variável para cada indivíduo, considera-se que o incômodo gerado possui um caráter subjetivo. Dessa forma, a avaliação do incômodo é tratada de forma coletiva e não individual.

O Plano de Zoneamento de Ruído de Aeródromo – PZR é o documento que tem por objetivo representar geograficamente a área de impacto do ruído aeronáutico decorrente das operações nos aeródromos e, aliado ao ordenamento adequado das atividades situadas nessas áreas, ser o instrumento que possibilita preservar o desenvolvimento dos aeródromos em harmonia com as comunidades localizadas em seu entorno.

O PZR é composto pelas curvas de ruído e pelas compatibilizações e incompatibilizações ao uso do solo estabelecidas para as áreas delimitadas por essas curvas. As curvas de ruído são linhas que, traçadas em um mapa, representam graficamente a variação do nível de ruído aeronáutico na área geográfica abrangida pelo PZR.

As respostas aos questionamentos mais comuns sobre o assunto estão disponíveis em Perguntas Frequentes.