Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Páginas Temáticas > Meio Ambiente
conteúdo

Meio Ambiente

O transporte aéreo provê um serviço rápido, seguro e econômico, muitas vezes sem substituição viável na sociedade moderna. A regulação relacionada às externalidades do transporte aéreo busca minimizar os impactos ambientais do setor, conservando seus benefícios, e leva em consideração a viabilidade técnica, os benefícios ambientais, a razoabilidade econômica e a interdependência entre as medidas.

A ANAC atua em diversas frentes para atingir o melhor resultado em relação à proteção do meio ambiente, incluindo a busca pela redução do incômodo relacionado ao ruído, pela melhoria da qualidade do ar e pela mitigação das causas e efeitos da mudança climática, com o objetivo de garantir um crescimento sustentável da aviação.

Qualidade do ar

A ANAC se preocupa com a influência das operações aéreas na qualidade do ar, e atua para minimizar os impactos destas operações. Isto se dá pelo controle das emissões na fonte emissora – a aeronave – e pela inventariação destas emissões, com vistas à sua redução.

Mudança climática

A mudança climática afetará a todos, e cada setor da sociedade deve tomar as medidas cabíveis para buscar mitigar as causas e as consequências desta mudança. O setor aéreo elaborou uma cesta de medidas para atuar nesta frente.

Ruído

O ruído aeronáutico é uma externalidade da aviação que gera altos níveis de incômodo nos arredores de aeródromos. Para mitigar os seus efeitos, ANAC atua no controle de emissão sonora na fonte emissora, na aprovação de planos de zoneamento de ruído e no estabelecimento de regras operacionais de ruído.

Temas em Destaque