Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Páginas Temáticas > Segurança Operacional > SAFETY MANAGEMENT SUMMIT - SMS BRAZIL
conteúdo

SAFETY MANAGEMENT SUMMIT - SMS BRAZIL

Foco na segurança operacional

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) tem como um de seus fundamentais objetivos estratégicos, no desenvolvimento sustentável do sistema de aviação civil no mundo, a melhoria global da segurança operacional.

Sobre este aspecto, a ANAC resolveu adotar a data de 7 de dezembro como uma data na qual seja possível apresentar um balanço anual dos trabalhos realizados na área de segurança operacional (safety), assim como trazer especialistas internacionais para falar sobre o tema. Nesta data, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia 7 de dezembro como o Dia Internacional da Aviação Civil. O reconhecimento foi motivado pelo fato de ter sido assinado, em 1944, a Convenção Internacional de Aviação Civil (Convenção de Chicago). Esta Convenção, que tem entre seus signatários o Brasil, estabelece práticas e recomendações com o objetivo de desenvolver a aviação civil mundial dentro de princípios econômicos, de igualdade de oportunidades e de elevados padrões de segurança operacional.

Com esta data significativa, a Agência Nacional de Aviação Civil não poderia escolher dia melhor para reunir empresas aéreas; operadores de aeródromos; indústria aeronáutica (fabricantes, fornecedores, oficinas de manutenção, entre outros); profissionais da aviação civil e da impressa especializada e todos os órgãos públicos que compõem o Sistema de Aviação Civil Brasileiro para conversar e debater sobre segurança operacional.

Os seminários terão como foco o Programa de Segurança Operacional Especifico da ANAC (PSOE-ANAC). Como parte integrante do Programa, os Provedores de Serviço da Aviação CIVIL (PSAC) estão implementando seus Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), cujo objetivo é a eficácia na identificação e resolução das deficiências sistêmicas das organizações que afetam a segurança operacional. O SGSO está consolidado como um padrão em toda aviação mundial, estendendo, inclusive, a gestão da segurança além do ambiente da aviação. Sistemas semelhantes são usados na gestão de áreas críticas nas organizações que utilizam sistemas complexos nas suas atividades cotidianas, requerendo um alto nível de qualidade em áreas que envolvem segurança, saúde ocupacional, meio ambiente, etc

À medida que a implementação do SGSO ocorre de modo satisfatório nos PSAC, a Agência, por sua vez, prossegue na implementação de novos requisitos, ações corretivas, preventivas e melhorias em sua capacidade de atuação regulatória, fiscalizatória e administrativa com foco na segurança operacional.

Anualmente, as palestras serão divulgadas neste site para conhecimento de todos.