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PSOE ANAC

por Eider Duarte Cursino publicado 24/04/2017 17h01, última modificação 21/07/2017 10h51

De acordo com as orientações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) contidas no Anexo 19 à Convenção de Aviação Civil Internacional, cada Estado signatário deve estabelecer e manter um Programa de Segurança Operacional (PSO) compatível com o porte e a complexidade de seu sistema de aviação civil. De forma a atender tal exigência e considerando a distribuição de responsabilidades da aviação civil entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica (COMAER), o estado brasileiro publicou o PSO-BR em 2009, indicando a necessidade de, tanto a ANAC quanto o COMAER, desenvolverem seus respectivos Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE).

Diante de tais orientações, a ANAC publicou a primeira versão de seu PSOE no ano de 2009, reformulando-o seis anos mais tarde, em um processo completo de revisão que originou o documento atualmente vigente que pode ser encontrado no link abaixo:

PSOE-ANAC

 

 

In accordance with International Civil Aviation Organization (ICAO) standards contained in Annex 19, States shall establish and maintain a State Safety Programme (SSP) that is commensurate with the size and complexity of the State’s civil aviation system. In order to meet this requirement and considering that the civil aviation responsibilities are shared between ANAC and COMAER, the Brazilian state published its State Safety Programme (PSO-BR) in 2009, indicating that both ANAC and COMAER should develop their own respective Safety Programs (PSOE).

In this context, ANAC published the first edition of its PSOE in 2009 and reformulated it six years later during a complete review process that generated the current version of the document which can be found in the link below:

PSOE-ANAC english version