Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Páginas Temáticas > Concessões > Indicadores de Qualidade de Serviço

Indicadores de Qualidade de Serviço

por fabricio.fagundes publicado 28/12/2017 15h44, última modificação 28/12/2017 15h44

Os dados referentes às aferições dos Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) dos aeroportos podem ser consultados pelo link http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes . As informações estão dispostas na página de cada um dos aeroportos e estão segmentados por ano e por aeroporto observado: aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG), Natal (RN) e Galeão (RJ). Em 2019, serão apresentados os dados de IQS dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), concedidos em 2017. 

Os Indicadores de Qualidade de Serviço têm por objetivo aferir a disponibilidade de equipamentos e instalações dos aeroportos (inclusive do lado ar – pós-embarque), os serviços diretos e a pesquisa de satisfação de passageiros. Os dados contemplam tempo de fila na inspeção de segurança, conforto térmico e acústico, limpeza e disponibilidade de banheiros, cordialidade dos funcionários do aeroporto, custo-benefício, tempo de atendimento ao PNAE, % de disponibilidade de equipamentos, dentre outros.

A divulgação dos dados tem como objetivo dar mais transparência em relação a qualidade de serviço prestada nos aeroportos e sua forma de regulação, possibilitando o controle social acerca desses aspectos. Consultores de mercado, empresas especializadas, pesquisadores, estudantes, institutos de pesquisa e seus programas de pós-graduação e outros interessados também podem utilizar esses conjuntos de dados para analisar, avaliar e gerar informações e conhecimento acerca da qualidade de serviço prestada nos aeroportos.

Seguem os IQS por aeroporto: