Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Dados e Estatísticas > Mercado de Transporte Aéreo > Consulta Interativa > Instruções para Utilização das Consultas Dinâmicas
conteúdo

Instruções para Utilização das Consultas Dinâmicas

publicado 26/02/2018 11h29, última modificação 09/04/2018 11h21

As consultas dinâmicas permitem que o usuário escolha tanto a variável que deseja observar quando o nível de agregação para a apresentação dos dados. Estas escolhas são feitas através de filtros e as informações são apresentadas em gráficos.

Uso dos Filtros

A primeira coisa a se observar é que os filtros são interligados, de forma que a seleção de um afeta as opções que serão apresentadas nos demais. Por exemplo, ao se selecionar um ano, o filtro de Empresa Aérea trará apenas as empresas que operaram naquele ano. Se, em seguida, for selecionada uma empresa, os filtros de localidades apresentarão somente locais onde aquela empresa operou naquele ano. Da mesma forma, caso esteja selecionada uma Região, o filtro de aeroportos apresentará apenas aeroportos daquela região.

 


Figura 1Ao se selecionar um elemento em um filtro, as opções disponíveis nos demais filtros serão ajustada de acordo

 


Figura 2Neste caso foi selecionada natureza “Doméstica” e isto se reflete nas opções dos demais filtros.

 

Portanto, caso não esteja encontrando a opção desejada em algum filtro, verifique se há seleções nos demais filtros e se estas estão coerentes com o item desejado.

Todos os filtros contam com um botão de “limpar”, que ao ser pressionado limpa todas as opções selecionadas no filtro. Este botão aparece ao se passar o mouse por cima de cada filtro.

 


 Figura 3O botão “limpar” aparece ao se passar o mouse por cima de cada filtro.

 

Para facilitar a consulta, alguns filtros do tipo lista suspensa possuem a opção de busca textual, onde o usuário pode digitar as primeiras letras da palavra buscada. Este campo aparece ao se clicar na seta que exibe as opções do filtro.

 

Figura 4: Exemplo de utilização da busca textual disponível em alguns filtros.

 

Uso dos Gráficos

As informações são apresentadas em formado de gráfico. Caso deseje saber o valor exato de um ponto do gráfico, basta passar o mouse por cima de tal ponto que será mostrada uma caixa de texto com tal valor.

 

Figura 5: O valor exato de um ponto no gráfico pode ser observado ao se passar o mouse pelo ponto

 

Caso se deseje ver todos os valores apresentados ao mesmo tempo, deve-se clicar sobre o gráfico com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Mostrar Dados” 

Figura 6: Clique com o botão direito sobre um gráfico para acessar a opção “Mostrar Dados”.

 

 

Figura 7: A opção “Mostrar Dados” traz uma tabela com os valores de todos os pontos do gráfico.

 

Alguns gráficos trazem a variação percentual da variável escolhida com relação ao ano anterior. No caso do ano corrente, a comparação é feita ante o período equivalente do ano anterior. Assim, caso os dados tragam informação até março de 2018, a comparação 2018 x 2017 é dos períodos de jan-mar de ambos os anos. Já a comparação 2017 x 2016 é feita sobre os anos completos. Também vale ressaltar que caso haja apenas alguns meses selecionados no filtro “mês”, os gráficos anuais mostraram a soma apenas dos meses selecionados, e as comparações serão feitas apenas sobre tais meses.

 

Figura 8: Variação percentual com dados até janeiro de 2018.

 

Os gráficos mensais somente apresentarão informação caso haja um ano selecionado no filtro de anos.

Em caso de dúvidas ou problemas com a Consulta Dinâmica, favor entrar em contato com a Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC) através do e-mail geac@anac.gov.br