Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Dados e Estatísticas > Mercado de Transporte Aéreo > Consulta Interativa > Informações sobre a Consulta Interativa
conteúdo

Informações sobre a Consulta Interativa

publicado 09/04/2018 11h21, última modificação 09/04/2018 11h21

A partir de 9 de abril de 2018, a Agência Nacional de Aviação Civil passa a disponibilizar à sociedade a Consulta Interativa – Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo.

A nova ferramenta está localizada na seção “Mercado do Transporte Aéreo” da opção “Dados e Estatísticas” do Portal da ANAC na internet e propicia a qualquer interessado acompanhar o desempenho do setor ao longo do tempo de forma interativa.

Desenvolvida pela Gerência de Acompanhamento de Mercado da Superintendência de Acompanhamento Serviços Aéreos (GEAC/SAS) da ANAC, a ferramenta Consulta Interativa - Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo visa ampliar a transparência das informações sobre a aviação civil e disseminar o conhecimento sobre o setor. A plataforma foi concebida a partir do princípio de que qualquer usuário pode entender e analisar o mercado de transporte aéreo de forma detalhada, rápida e com grande flexibilidade.

Assim, a ANAC busca cumprir um de seus objetivos estratégicos, que prevê acompanhar e estimular o desenvolvimento de um transporte aéreo acessível, eficiente e competitivo no Brasil.

Inicialmente, estão disponíveis para consulta vários indicadores do mercado de transporte aéreo relacionados a demanda, oferta e tarifas aéreas, tais como: Tarifa Aérea Média Doméstica; Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico (valor pago por km pelo passageiro); proporção de assentos vendidos por faixas de preços; número de passageiros pagos transportados; número de decolagens; quantidade de toneladas de carga/correio transportada; e taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves.

Os indicadores podem ser detalhados por mês, companhia aérea, aeroporto, localidade, ligação e destino e origem, por exemplo, entre outros recortes, permitindo a visualização dinâmica da evolução do setor ao logo do tempo, na série histórica iniciada em 2000 para os dados de demanda e oferta e em 2002 para os dados de tarifas aéreas domésticas. A Consulta Interativa permite, ainda, aplicar diversas combinações de filtros aos dados. Em breve, serão disponibilizados novos indicadores e funcionalidades.

A base de dados disponibilizada para consulta é sempre atualizada com as informações mais recentes de mercado, que são periodicamente registradas pelas companhias aéreas, em cumprimento à regulamentação vigente, e devidamente fiscalizadas pela Agência.

Os valores de tarifas aéreas expressos em termos reais foram atualizados com base no IPCA a valores equivalentes ao mês mais recente dos dados publicados na Consulta Interativa.