Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Dados e Estatísticas > Dados de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC)
conteúdo

Dados de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC)

publicado 18/06/2019 17h30, última modificação 15/08/2019 10h33

Metodologia

As organizações com responsabilidade AVSEC e o centro de instrução devem garantir que o profissional que desempenhe atividade AVSEC em seu benefício possua a proficiência na execução das atividades AVSEC previstas no Apêndice A do RBAC 110. Essa proficiência compreende a certificação válida e a execução de procedimentos conforme regulamentos da ANAC e programas de segurança específicos.

O centro de instrução para ministrar cursos AVSEC deve possuir autorização emitida pela ANAC, podendo ministrar apenas os cursos AVSEC listados no Manual de Procedimentos do Centro de Instrução (MPCI) aprovado pela ANAC. O centro é responsável por operacionalizar a aplicação dos critérios de aprovação das certificações e informar à ANAC os dados dos alunos. A ANAC produz o conteúdo das avaliações de desempenho teóricas.

O critério de aprovação apenas de frequência integral, ou seja, assiduidade de 100% da carga horária, é requisito para os seguintes cursos AVSEC: AVSEC para Atendimento ao Passageiro; AVSEC para Carga Aérea; AVSEC para Operações de Solo; AVSEC para Tripulantes; AVSEC para Vigilantes.

O critério de aprovação de frequência mínima de 80% e nota na avaliação teórica igual ou superior a 70% é requisito para os seguintes cursos AVSEC: Básico AVSEC; Inspeção de Segurança da Aviação Civil; AVSEC para Operador de Aeródromo; AVSEC para Operador Aéreo; Instrutor AVSEC. O processo de certificação de Instrutor AVSEC é o único realizado integralmente pela ANAC. Além disso, para o curso de Inspeção de Segurança da Aviação Civil, o treinamento em serviço é parte integrante das atividades práticas que compõem a certificação juntamente com a atividade teórica.

Acesse aos Dados de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) - Atualizado em 02/08/2019.