Você está aqui: Página Inicial > ANAC integra atividades de centro de controle das eleições de 2018
conteúdo

Notícias

ANAC integra atividades de centro de controle das eleições de 2018

Participação envolveu transporte de urnas e prestação de contas pelo uso de transporte aéreo
publicado: 29/10/2018 18h56, última modificação: 29/10/2018 19h02

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) encerrou nesta segunda-feira (29/10) sua participação nas eleições de 2018. A autoridade de aviação civil brasileira integrou um grupo de 12 órgãos públicos federais que atuaram nas atividades de segurança e monitoramento do pleito eleitoral, durante o primeiro e o segundo turnos, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE), instituído pela Polícia Federal.

Entre as atividades desempenhadas de 1º a 8 de outubro e de 22 a 29 de outubro, a ANAC auxiliou a PF com o fornecimento de dados de aeronaves e pilotos envolvidos com transporte de dinheiro em espécie durante o primeiro turno das eleições e acompanhou o transporte aéreo de urnas eletrônicas. A Agência está ainda analisando a prestação de contas de candidatos e partidos relacionadas com a contratação de transporte aéreo remunerado – o objetivo é verificar se os serviços declarados foram de fato prestados por empresas de táxi aéreo devidamente autorizadas.

O Centro de Controle das Eleições teve como objetivo garantir a realização das eleições de forma pacífica e segura, assegurando a eficiência e a eficácia da atuação das instituições envolvidas por meio da integração e a execução do planejamento de segurança para as eleições. O CICCE atuou também para reduzir o tempo de resposta nos atendimentos às urgências e emergências, possibilitando o uso racional e comum dos recursos; e para obter informações necessárias e permitir o acesso aos bancos de dados das instituições com a utilização de sistemas de TI.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br