conteúdo

Licença de Piloto comercial de helicóptero

publicado 08/03/2016 10h25, última modificação 07/03/2019 14h31
Como obter a Licença para Piloto comercial de helicóptero?

a) Descrição do Serviço

Licença que permite ao piloto ser remunerado pelo voo. 

b) quem pode utilizar este serviço?

Pessoa física com, no mínimo, 18 anos e o ensino médio concluído.

c) Como Solicitar

A solicitação deve ser feita de forma eletrônica pelo Portal da ANAC, no endereço https://sistemas.anac.gov.br/habilitacao/ListarCriarAgendamento/ResultadoConsultarPublico.do, escolhendo as opções “Concessão de Licença” (preencher o campo à direita com PCH). Em seguida, basta imprimir o formulário gerado e pagar numa agência do Banco do Brasil.

Requisitos
- Ter 18 anos completos;
- Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio;
- Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe ou superior, válido;
- Ter concluído, com aproveitamento, curso teórico de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC;
- Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC;
- Possuir, no mínimo, 150 (cento e cinquenta) horas de experiência de voo, (100 (cem) horas totais se todas as horas forem realizadas de forma ininterrupta e com aproveitamento, em curso de piloto comercial de helicóptero aprovado pela ANAC), sendo, no mínimo, 50 (cinquenta) horas em helicóptero, as quais devem incluir, pelo menos:
• 35 (trinta e cinco) horas de voo como piloto em comando;
• 10 (dez) horas de voo de navegação como piloto em comando, as quais devem incluir, pelo menos, 1 percurso de, no mínimo, 300 (trezentas) milhas náuticas (540 km), no qual deve ter realizado aterrissagens completas em, pelo menos, 2 (dois) aeródromos diferentes;
• 10 (dez) horas de instrução duplo comando de voo por instrumentos, das quais, no máximo, 5 (cinco) horas podem ser realizadas em dispositivo de treinamento de voo por voo simulado (FSTD), devidamente qualificado e aprovado pela ANAC;
• 5 (cinco) horas de voo noturno, nas quais devem ser realizadas, pelo menos, 5 (cinco) decolagens e 5 (cinco) aterrissagens como piloto em comando;
ATENÇÃO: Todas as horas, inclusive as de instrução e voo solo, devem estar devidamente registradas na CIV do candidato, conforme instruções contidas na IS 61-001.
- Ter sido aprovado no exame de proficiência pertinente (cheque).
- Ter efetuado o pagamento das GRU aplicáveis: códigos 5097 e 5101.

d) Legislação relacionada ao assunto

  • RBAC 61;
  • IS 00-003;
  • IS 00-006;
  • IS 00-008;
  • IS 61-001.

 e) Informações Adicionais

Para mais informações sobre licenças e habilitações consulte o seguinte endereço da página da ANAC na internet: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/acesso-rapido/aorientacoes-e-modelos-da-habilitacao.

Endereço para geração de GRU e pagamento da TFAC: http://www.anac.gov.br/servicos-de-referencia/gru/dadostfac-com-link-para-gru.
Prazo de 30 dias para a prestação do serviço. 

f) Dúvidas?

Entrar em contato com a ANAC pelo canal de atendimento 163 ou pelo endereço eletrônico: https://www.anac.gov.br/falecomaanac.