Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Carta de serviços ao Cidadão > Operadores aéreos, proprietários e organizações de manutenção aeronáutica > Obter cadastro de usuário no Sistema de Registro de Operações (SIROS)
conteúdo

Obter cadastro de usuário no Sistema de Registro de Operações (SIROS)

publicado 09/10/2019 16h10, última modificação 09/10/2019 16h10

O QUE É?

O objetivo do serviço é cadastrar usuário com perfil de administrador para utilização do Sistema de Registro de Operações (SIROS), com poderes para gerenciar (vincular, excluir etc.) usuários de perfil de registro e perfil de leitura, além de visualizar, incluir e alterar registros de voos.

 

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Empresas brasileiras de transporte aéreo público.

Empresas estrangeiras que operam no brasil transporte aéreo público.


ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO

1. Solicitar cadastro
Remeter a solicitação à Agência, via Protocolo Eletrônico da ANAC (clique aqui para acessar). No sistema, utilizar o Tipo de Processo Empresas, Oper. e Serv. Aéreos: Cadastro de Usuário no Sistema de Registro de Operações (SIROS) e anexar a solicitação formal de cadastro.

Simultaneamente, registrar a solicitação no Sistema de Registro de Operações de Serviços Aéreos - SIROS. Clique aqui para acessar o sistema.

 

Documentação em comum para todos os casos

Solicitação formal assinada pelo representante legal da empresa, com a indicação do nome completo do usuário, documento (CPF ou passaporte para estrangeiros) e o e-mail de contato para esse perfil.

 

Canais de prestação do serviço

Web: Protocolo Eletrônico. Clique aqui para acessar o sistema.

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Em caso de indisponibilidade do sistema, favor entrar em contato com a ANAC pelo e-mail sei@anac.gov.br

Web :
SIROS – Sistema de Registro de Operações. Clique aqui para acessar o sistema.

Tempo de duração da etapa

Atendimento imediato

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço:

Acesse a página Fale com a ANAC ou ligue para o Canal de Atendimento 163.

 

LEGISLAÇÃO

Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005.

Resolução n° 440, de 09 de agosto de 2017.

Manual do Sistema de Registro de Operações (SIROS), disponível aqui.


Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.


Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Não se aplica.