English
Quem é você?
Notícias

17/08/2012 - 13:38

Agendamento de exames de proficiência

Os exames de proficiência para concessão e revalidação de licenças e habilitações de pilotos, comissários, mecânicos de voo e despachantes operacionais de voo podem ser realizados por Inspetores de Aviação Civil (INSPAC) designados pela ANAC ou por examinadores credenciados de empresas aéreas, centros de treinamento, escolas de aviação civil ou aeroclubes.

Para realizar exame com examinadores credenciados, não é necessária qualquer solicitação prévia à ANAC. Basta ao candidato agendar seu exame diretamente com o examinador ou instituição à qual este esteja vinculado.

Por outro lado, caso opte por realizar o exame com INSPAC, o candidato deverá solicitar previamente à ANAC o agendamento do exame e a designação do INSPAC. Para isso, deverá:

1) Imprimir e preencher o Formulário de Solicitação de Exame de Proficiência, que pode ser acessado aqui.

2) Digitalizar o formulário preenchido e encaminhá-lo para o email agendar.check@anac.gov.br”.

OBS: Nos casos de exames para concessão de habilitações realizados em simulador de voo no exterior, o candidato deverá anexar ao email cópia do comprovante de pagamento da TFAC de código 123, que poderá ser emitida aqui.

Para os demais exames, não é necessário pagamento de TFAC.

3) Aguardar o recebimento de e-mail da ANAC confirmando o registro da solicitação.

4) Aguardar novo email da ANAC que confirmará que um INSPAC foi escalado para o exame. Neste email serão informados o nome do INSPAC designado e seus dados de contato. 

Após a confirmação do agendamento, o solicitante deverá entrar em contato com o INSPAC para acordar a data, local e demais detalhes pertinentes à realização do exame.

Os exames feitos com INSPACs não designados pela Coordenação de Escala serão indeferidos pela GCEP.

Em virtude da alta demanda, é recomendável que o candidato envie sua solicitação de exame com, no mínimo, 60 dias de antecedência da data em que pretende realizá-lo.

Candidatos que pretendam realizar juntos seus exames (ex. PIC e SIC em um mesmo voo, ou voos consecutivos em uma mesma aeronave), deverão encaminhar os seus formulários em um único email, para que seja designado um mesmo INSPAC e data para os exames.

É de responsabilidade do candidato se assegurar que somente realizará o exame de proficiência após cumprir os requisitos para concessão, revalidação ou requalificação previstos no RBAC 61 ou nos RBHA 63 ou 65, conforme aplicável.

Quaisquer dúvidas ou sugestões poderão ser encaminhadas para o email “agendar.check@anac.gov.br”. 


 

ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
Setor Comercial Sul • Quadra 09 • Lote C • Ed. Parque Cidade Corporate - Torre A
CEP 70308-200 • Brasília/DF - Brasil

Fale com a Anac
0800 725 4445