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Pessoal da aviação civil Na minha formação em PCM, até quantas horas posso abater usando um simulador de voo ou dispositivo de treinamento?

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Resposta

Até 10 horas podem ser abatidas do total. No entanto, o simulador deve estar qualificado pela ANAC e aprovado para realizar voos VFR. RBHA 61.95(a)(3)(iv).


Pessoal da aviação civil Na minha formação em PCM, realizei 140 horas de voo em uma escola ou aeroclube e 10 horas em aeronave particular, posso checar com 150 horas?

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Resposta

Não. De acordo com a seção 61.95(a)(1) do RBHA 61 a redução de 200 para 150 horas só poderá acontecer quando o piloto realizar o curso completo na escola/ou aeroclube.


Pessoal da aviação civil Preciso fazer um segundo voo de cheque para revalidar a habilitação MNTE?

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Resposta

Não. Se a pessoa realizou um voo e provou estar apta a receber uma licença em uma determinada aeronave, logicamente ela está apta a receber ou revalidar a habilitação deste tipo ou classe de aeronave. Basta pagar a GRU e entrar com um processo de revalidação da habilitação.


Pessoal da aviação civil Solicitei o meu cheque inicial de PCM, mas minha habilitação MNTE não foi revalidada. Esqueceram de alterar a data da minha habilitação?

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Resposta

A data de validade da sua habilitação está correta. Provavelmente no seu pedido não houve manifestação da sua parte para a REVALIDAÇÃO DA HABILITAÇÃO MNTE, nem o pagamento da GRU para a realização desse serviço. Não existe previsão legal para a revalidação automática da habilitação nesse caso, uma vez que não existe esta informação na regulamentação brasileira. Mesmo que não houvesse manifestação para a revalidação da habilitação no seu processo ela teria sido revalidada se houvesse uma GRU específica para este serviço. No seu caso nem a GRU havia. Portanto, caso o senhor queira revalidar a sua habilitação, deverá entrar com um novo processo, deixando clara a sua intenção e pagar a GRU para este serviço.


Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de piloto comercial de avião e as habilitações MLTE e IFRA iniciais?

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Resposta

Nesse caso é necessário pagar uma TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência, uma TFAC/GRU de R$ 115,00 reais para a emissão da licença PCM, e duas TFAC’s/GRU’s de R$ 115,00 (Cód.103) para a concessão das habilitações MLTE e IFRA.


Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de piloto comercial de avião?

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Resposta

É necessário pagar uma TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência e uma TFAC/GRU de R$ 115,00 (Cód. 101) reais para a emissão da licença PCM.
CASO QUEIRA REVALIDAR A HABILITAÇÃO é necessário pagar uma terceira TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód.104).


Pessoal da aviação civil Meu processo de PPH foi indeferido por ter realizado apenas o Voo Local na avaliação de perícia (voo de cheque). Onde posso encontrar os requisitos para essa avaliação?

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Resposta

O anexo 11 da IAC 061-1003 possui uma planilha com os tempos mínimos e máximos, quantidades mínimas de pousos, além de informações sobre quando é necessário realizar um apenas um Voo Local em determinados cheques, ou um Voo em Rota ou os ambos. Adicionalmente, a IAC 061-1003 possui várias informações úteis para o piloto e examinador credenciado.

 

 



Pessoal da aviação civil Meu processo de piloto privado de helicóptero foi indeferido. Posso apresentar as mesmas TFAC’s (GRU’s)?

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Resposta

Não. Para a GRU de código 97 é usada para realizar o levantamento de experiência do piloto. Assim, independente do parecer do seu processo o levantamento de experiência foi e realizado. Dessa maneira, esta taxa especificamente (Cód. 97) necessita ser paga novamente.

 



Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de piloto privado de helicóptero?

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Resposta

Diferente do pedido da licença de piloto privado de avião é necessário pagar três TFAC’s/GRU’s. Uma de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência, uma de R$ 100,00 reais para a emissão da licença PPH e uma terceira TFAC/GRU de R$ 115,00 (Cód.103) para a emissão da habilitação que é sempre Tipo.


Pessoal da aviação civil Sou Piloto Privado de Avião. Como posso revalidar minha habilitação MNTE sem precisar fazer o cheque (voo de perícia)?

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Resposta

O requisito de perícia pode ser dispensado para o solicitante de revalidação da habilitação de classe MNTE ou MLTE, detentor de licença de piloto privado, que comprovar ter realizado no mínimo 80 horas de voo durante o período de validade da habilitação, sendo 15 horas dentro do período de 6 meses precedentes à data de revalidação da habilitação e em avião compatível com a habilitação a ser revalidada. RBHA 61, seção 61.143(b).


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