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Pessoal da aviação civil Solicitei o meu cheque inicial de PCH, mas minha habilitação RHBS não foi revalidada. Esqueceram de alterar a data da minha habilitação?

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Resposta

A data de validade da sua habilitação está correta. Provavelmente no seu pedido não houve manifestação da sua parte para a REVALIDAÇÃO DA HABILITAÇÃO RHBS, nem o pagamento da GRU para a realização desse serviço. Não existe previsão legal para a revalidação automática da habilitação nesse caso, uma vez que não existe esta informação na regulamentação brasileira. Mesmo que não houvesse manifestação para a revalidação da habilitação no seu processo ela teria sido revalidada se houvesse uma GRU específica para este serviço. No seu caso nem a GRU havia. Portanto, caso o senhor queira revalidar a sua habilitação, deverá entrar com um novo processo, deixando clara a sua intenção e pagar a GRU para este serviço.


Pessoal da aviação civil Meu processo de PCH foi indeferido por ter realizado apenas o Voo Local na avaliação de perícia (voo de cheque).

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Resposta

O anexo 11 da IAC 061-1003 possui uma planilha com os tempos mínimos e máximos, quantidades mínimas de pousos, além de informações sobre quando é necessário realizar um apenas um Voo Local em determinados cheques, ou um Voo em Rota ou os ambos. Adicionalmente, a IAC 061-1003 possui várias informações úteis para o piloto e examinador credenciado.


Pessoal da aviação civil Meu processo de PCH foi indeferido. Posso apresentar as mesmas TFAC’s (GRU’s)?

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Resposta

Não. Para a GRU de código 97 é usada para realizar o levantamento de experiência do piloto. Assim, independente do parecer, o levantamento de experiência foi e realizado. Dessa maneira, essa taxa necessita ser paga novamente.


Pessoal da aviação civil Minha CHT de PCH não veio com a restrição para voos noturnos, antigamente algumas CHT’s vinham com essa restrição, o que mudou?

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Resposta

Simplesmente essa restrição deixou de ser inserida na CHT, mas a regra continua a mesma. Para que as prerrogativas do detentor da licença possam ser exercidas à noite, o solicitante deve ter recebido instrução duplo comando em voo noturno, incluindo decolagens, aterrissagens e navegação. Adicionalmente, nenhum detentor de uma licença concedida conforme o RHBA 61 pode atuar como piloto em comando de uma aeronave a menos que nos 120 dias precedentes tenha realizado no mínimo duas decolagens e duas aterrissagens no período compreendido entre 1 hora após o pôr do sol e 1 hora antes do nascer do sol, durante as quais haja efetivamente operado os comandos da aeronave da mesma categoria e classe ou tipo. RBHA 61, seção 61.23(b) e 61.103(b).


Pessoal da aviação civil Na minha formação em PCH, até quantas horas posso abater usando um simulador de voo ou dispositivo de treinamento?

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Resposta

Até 10 horas podem ser abatidas do total. No entanto, o simulador deve ser específico de helicóptero, estar qualificado pela ANAC e aprovado para realizar voos visuais (VFR). RBHA 61, seção 61.95(b)(3)(ii).


Pessoal da aviação civil Na minha formação em PCH, realizei 90 horas de voo em uma escola ou aeroclube e 10 horas em aeronave particular, posso checar com 100 horas?

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Resposta

Não. De acordo com a seção 61.95(b)(1) do RBHA 61 a redução de 1500 para 100 horas só poderá acontecer quando o piloto realizar o curso completo na escola ou aeroclube.

 



Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de piloto comercial de helicóptero?

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Resposta

É necessário pagar uma TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência e uma TFAC/GRU de R$ 115,00 (Cód.101) reais para a emissão da licença PCH.

Caso queira revalidar a habilitação é necessário pagar uma terceira TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód.104).

 



Pessoal da aviação civil Meu processo de PCM foi indeferido. Posso apresentar as mesmas TFAC’s (GRU’s)?

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Resposta

Não. Para a GRU de código 97 é usada para realizar o levantamento de experiência do piloto. Assim, independente se o processo foi DEFERIDO ou INDEFERIDO, o levantamento de experiência foi realizado. Logo, essa taxa necessita ser paga novamente.



Pessoal da aviação civil Meu processo de PCM foi indeferido por ter realizado apenas o Voo Local na avaliação de perícia (voo de cheque). Onde posso encontrar os requisitos dessa avaliação?

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Resposta

O anexo 11 da IAC 061-1003 possui uma planilha com os tempos mínimos e máximos, quantidades mínimas de pousos, além de informações sobre quando é necessário realizar um apenas um Voo Local em determinados cheques, ou um Voo em Rota ou os ambos. Adicionalmente, a IAC 061-1003 possui várias informações úteis para o piloto e examinador credenciado.



Pessoal da aviação civil Minha CHT de PCM não veio com a restrição para voos noturnos, antigamente algumas CHT’s vinham com essa restrição. O que mudou?

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Resposta

Simplesmente essa restrição deixou de ser inserida na CHT, mas a regra continua a mesma. Para que as prerrogativas do detentor da licença possam ser exercidas à noite, o solicitante deve ter recebido instrução duplo comando em voo noturno, incluindo decolagens, aterrissagens e navegação. Adicionalmente, nenhum detentor de uma licença concedida conforme o RHBA 61 pode atuar como piloto em comando de uma aeronave a menos que nos 120 dias precedentes tenha realizado no mínimo duas decolagens e duas aterrissagens no período compreendido entre 1 hora após o pôr do sol e 1 hora antes do nascer do sol, durante as quais haja efetivamente operado os comandos da aeronave da mesma categoria e classe ou tipo. RBHA 61, seção 61.23(b) e 61.103(b).


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