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Pessoal da aviação civil Como posso revalidar minha habilitação MNTE ou MLTE sem precisar fazer o cheque (voo de perícia)?

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Resposta

Se você possui apenas uma licença de piloto privado de avião, o requisito de perícia pode ser dispensado na revalidação da habilitação de classe MNTE ou MLTE, desde que comprove ter realizado no mínimo 80 horas de voo durante o período de validade da atual habilitação válida, sendo 15 horas dentro do período de 6 meses precedentes à data de revalidação da habilitação e em avião compatível com a habilitação a ser revalidada. RBHA 61, seção 61.143(b).



Pessoal da aviação civil Posso solicitar uma licença de PLH sem ter a habilitação IFRH ?

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Resposta

Não. A concessão da licença de piloto de linha aérea é condicionada à concessão ou revalidação da habilitação de vôo por instrumentos (IFR) correspondente à categoria de aeronave para a qual é concedida a licença. RBHA 61, seção 61.111(b)


Pessoal da aviação civil Posso realizar o voo de cheque para a concessão da licença de PLH em uma aeronave certificada para um piloto?

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Resposta

Não. O solicitante deve ter demonstrado sua capacidade para realizar como piloto em comando de helicóptero homologado para operação IFR e para tripulação mínima de dois pilotos. RBHA 61, seção 61.119(a).



Pessoal da aviação civil Meu processo de PLH foi indeferido por ter realizado apenas o Voo Local na avaliação de perícia (voo de cheque). Onde posso encontrar os requisitos para essa avaliação?

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Resposta

O anexo 11 da IAC 061-1003 possui uma planilha com os tempos mínimos e máximos, quantidades mínimas de pousos, além de informações sobre quando é necessário realizar um apenas um Voo Local em determinados cheques, ou um Voo em Rota ou os ambos. Adicionalmente, a IAC 061-1003 possui várias informações úteis para o piloto e examinador credenciado.


Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de Piloto de Linha Aérea – HELICÓPTERO (PLH)?

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Resposta

É necessário pagar uma TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência e uma TFAC/GRU de R$ 115,00 (Cód.102) reais para a emissão da licença.
Caso queira revalidar alguma habilitação é necessário pagar uma terceira TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód.107 ou 108).


Pessoal da aviação civil Posso realizar o voo de cheque para a concessão da licença de PLA em uma aeronave Monomotora?

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Resposta

Não. O solicitante deve ter demonstrado sua capacidade para realizar como piloto em comando de avião multimotor aprovado para voo IFR. RBHA 61, seção 61.119(a).


Pessoal da aviação civil Meu processo de PLA foi indeferido por ter realizado apenas o Voo Local na avaliação de perícia (voo de cheque). Onde posso encontrar os requisitos para essa avaliação?

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Resposta

O anexo 11 da IAC 061-1003 possui uma planilha com os tempos mínimos e máximos, quantidades mínimas de pousos, além de informações sobre quando é necessário realizar um apenas um Voo Local em determinados cheques, ou um Voo em Rota ou os ambos. Adicionalmente, a IAC 061-1003 possui várias informações úteis para o piloto e examinador credenciado.


Pessoal da aviação civil Posso solicitar uma licença de PLA sem ter a habilitação IFR ?

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Resposta

Não. A concessão da licença de piloto de linha aérea é condicionada à concessão ou revalidação da habilitação de voo por instrumentos (IFR) correspondente à categoria de aeronave para a qual é concedida a licença. RBHA 61, seção 61.111(b).


Pessoal da aviação civil Quantas TFAC’s/GRU’s eu preciso pagar para solicitar a concessão da licença de Piloto de Linha Aérea – AVIÃO (PLA)?

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Resposta

É necessário pagar uma TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód. 97) para o levantamento de experiência e uma TFAC/GRU de R$ 115,00 (Cód.102) reais para a emissão da licença. Caso queira revalidar alguma habilitação, é necessário pagar uma terceira TFAC/GRU de R$ 100,00 (Cód.107 ou 108).


Pessoal da aviação civil É necessário realizar outro voo de cheque para revalidar a habilitação RHBS ?

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Resposta

Não. Se a pessoa realizou um voo e provou estar apta a receber uma licença em uma determinada aeronave, logicamente ela está apta a receber ou revalidar a habilitação deste tipo ou classe de aeronave. Basta pagar a GRU e entrar com um processo de revalidação da habilitação.


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