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Ouvidoria

Bem-vindo à página eletrônica da Ouvidoria da ANAC!

A Ouvidoria recebe e dá tratamento às reclamações, aos elogios e às sugestões sobre quaisquer serviços prestados pela ANAC, além de receber e dar encaminhamento às denúncias contra agentes públicos (servidores) da Agência.

A partir de sua interação, a Ouvidoria analisa as manifestações de forma coletiva para apontar internamente as necessidades de melhorias nos processos das áreas.

Para isso, é fundamental que você avalie a qualidade de cada serviço solicitado e concluído pela ANAC por meio da Pesquisa de Satisfação Sobre os Serviços da ANAC.

Você pode usar o Fale com a ANAC para pedir informações sobre normas e serviços da Agência e apresentar denúncias, elogios e sugestões sobre os entes regulados pela ANAC (empresas aéreas, aeroportos, pessoal da aviação civil etc).

Reclamações contra entes regulados, com exceção daquelas direcionadas às empresas aéreas, também são recepcionadas pelo Fale com a ANAC.

Queixas contra as empresas aéreas devem ser registradas e tratadas na plataforma www.consumidor.gov.br.

Para mais informações clique aqui.

Formas de atendimento

Para registrar ou acompanhar sua manifestação na Ouvidoria, acesse aqui.

Para manifestações anteriores a 31/03/2017, acesse aqui.

Você também pode registrar manifestação na Ouvidoria por meio da Central de Teleatendimento 163, opção 2.

Informações importantes

A Ouvidoria e o Fale com a ANAC migraram para um novo sistema. As demandas anteriores a 31/03/2017 ficarão disponíveis apenas para consulta por um determinado tempo.

Caso seja necessária reiteração em manifestação concluída até 31/03/2017, será necessário registrar nova manifestação.

Na impossibilidade de usar o sistema, a acompanhamento das demandas de Ouvidoria também pode ser feito pelo telefone (61) 3314-4155, de segundas às sextas-feiras, no período de 14h às 18h.

As manifestações recebidas são encaminhadas às áreas técnicas da ANAC para análise e emissão de resposta em até 15 dias úteis para reclamações e sugestões e em até 30 dias úteis para apuração de denúncias.

Correspondências para a Ouvidoria podem ser enviadas ao endereço da Agência: Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre A, 6º andar, CEP 70.308-200, Brasília/DF.

A Ouvidoria faz atendimento presencial para casos submetidos anteriormente à tentativa de solução junto à área técnica responsável. O agendamento deve ser feito com no mínimo 72 horas de antecedência pelo telefone (61) 3314-4155.