Você está aqui: Página Inicial > A ANAC > Institucional > Superintendências > Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP)
conteúdo

Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP)

publicado 08/03/2016 17h25, última modificação 22/03/2019 16h23

Atribuições

De acordo com o Regimento Interno da ANAC, a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) tem as seguintes atribuições:

  • Propor ao Diretor-Presidente as políticas e diretrizes de pessoal da Agência;
  • Elaborar estudos sobre a força de trabalho da Agência para fins de formulação da Política de Gestão de Pessoas;
  • Propor e administrar o plano de benefícios da Agência;
  • Promover a seleção e administrar o ingresso, registro e pagamento de pessoal;
  • Gerenciar o plano de carreira e de cargos e salários da Agência;
  • Propor e administrar sistemática de avaliação de desempenho do pessoal da Agência;
  • Planejar, realizar e avaliar programas de desenvolvimento e de capacitação para os servidores da Agência;
  • Planejar e realizar programas voltados à Qualidade de Vida no Trabalho e à Gestão do Clima Organizacional;
  • Propor metodologias voltadas à mensuração, acompanhamento e permanente melhoria da qualidade dos serviços prestados pela área de Gestão de Pessoas;
  • Promover a articulação com os órgãos central e setorial do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC;
  • Orientar e acompanhar as atividades de gestão de pessoas das unidades organizacionais da Agência;
  • Realizar a execução orçamentária e financeira da folha de pagamento;
  • Propor e gerenciar o orçamento de capacitação da Agência;
  • Controlar, avaliar acompanhar e executar as atividades pertinentes a aposentadorias e pensões;
  • Coordenar, orientar e acompanhar a aplicação da legislação voltada à gestão de pessoas;
  • Executar as atividades de catalogação e manutenção do banco de dados sobre a legislação de gestão de pessoas;
  • Promover a capacitação do público externo do Sistema de Aviação Civil em eventos realizados pela ANAC, em articulação com as demais Superintendências;
  • Desenvolver o intercâmbio de conhecimentos e experiências com entidades de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, entidades privadas atuantes no setor, no País e no exterior;
  • Planejar, coordenar e orientar a execução das atividades de disseminação do conhecimento e administrar o acervo bibliográfico da Agência;
  • Desenvolver e gerir sistemas de informação, em articulação com a Superintendência de Tecnologia da Informação, para o adequado funcionamento e aprimoramento dos processos de gestão de pessoas;
  • Solicitar e acompanhar a aquisição de bens e serviços necessários à manutenção das atividades e ao cumprimento das atribuições dessa Superintendência;
  • Realizar e manter o registro de profissionais envolvidos no processo educacional da Agência, de participantes, de aprovação cursos, de expedição e validade dos certificados de eventos de capacitação;
  • Instruir processos e realizar análise sobre os assuntos afetos à gestão de pessoas;
  • Coordenar, regular, padronizar e normatizar as atividades exercidas em áreas técnicas de competência dessa Superintendência; e
  • Exercer outras atividades que lhe forem atribuídas pela Diretoria.

 

Veja aqui o Regimento Interno da ANAC.